São Paulo - Em praticamente todo o planeta, férias e pré-temporada são respeitadas por clubes. Menos no Brasil. A temporada 2016 começará com clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro em campo antes do término da pré-temporada, reservada para o mês de janeiro. Na teoria, o futebol brasileiro deveria iniciar o ano apenas no final de semana de 30 de janeiro.
Mas não é só o Nordeste que pisa na bola em relação a pré-temporada. Sudeste e Sul também terão clubes em campo antes da hora. Isso se a Liga Sul-Minas-Rio, de fato, funcionar. A 1ª rodada do novo Regional está marcada para 27 e 28 de janeiro, apenas três dias antes do início dos principais Estaduais do país.
Atlético Mineiro, Flamengo, Criciúma, Cruzeiro, Fluminense e Atlético Paranaense estrearão em 27 de janeiro. No dia seguinte será a vez de América Mineiro, Figueirense, Avaí, Grêmio, Internacional e Coritiba irem a campo. O torneio que deveria ser a grande novidade da temporada, porém, foi destruído pelos próprios dirigentes.
Antes mesmo da confirmação da Liga Sul-Minas-Rio já houve briga de dirigentes, renúncia, acordo mambembe com a TV e até mesmo boicote dos próprios clubes que pensam escalar times Sub-23 para a disputa do Regional. A Liga Sul-Minas-Rio é um dos exemplos de como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda reina absoluta no futebol nacional e, pelo visto, seguirá no poder por muitos anos.
O Sr. Goool, como todo ano, acompanhará de perto os Estaduais com tabela, classificação interativa, ranking de público e renda, simulador e estatísticas.