São Paulo - A Argentina bateu na trave ao perder o título da Copa do Mundo para a Alemanha, em 2014. Os argentinos também foram derrotados na disputa do Mundial de Clubes com o River Plate ante o Barcelona em 2015. Mas na disputa da FIFA Ballon d'Or, ou Bola de Ouro, ou prêmio de melhor jogador do mundo só dá Lionel Messi. Só dá Argentina. Nesta segunda-feira, o hermano encerrou jejum de dois anos e foi escolhido o melhor do planeta pela quinta vez. Messi recebeu 41,33% e superou Cristiano Ronaldo (27,76%) e Neymar (7,86%).
O craque do Barcelona convenceu técnicos, capitães e jornalistas com uma temporada perfeita. Em 60 jogos, Lionel Messi anotou 52 gols. Média de inacreditáveis 0,87 tentos por partida. Sem falar que o hermano ainda deu 25 assistências e conquistou cinco títulos (La Liga, Copa do Rei, UEFA Champions League, Supercopa da UEFA e Mundial de Clubes).
Messi foi indicado pela primeira vez ao prêmio em 2007, quando ficou atrás do campeão Kaká. O argentino ainda sofreria mais uma derrota, em 2008, ao perder a Bola de Ouro para Cristiano Ronaldo. Mas na temporada seguinte, o camisa 10 deu o troco no gajo e abocanhou seu primeiro troféu.
Em 2010, a FIFA assumiu o comando da premiação e a festa foi completa para Messi. O argentino faturou os títulos de 2010, 2011 e 2012. Após duas conquistas seguidas de Cristiano Ronaldo, Messi voltou a ser o melhor jogador do mundo na última temporada.Com o título, Messi abriu vantagem sobre Cristiano Ronaldo, Zidane e Ronaldo. Enquanto o argentino acumula cinco conquistas, os craques português, francês e brasileiro têm três cada. Ronaldinho Gaúcho acumula duas bolas de ouro. Os outros vencedores são: Romário, Luís Figo, George Weah, Rivaldo, Roberto Baggio, Marco van Basten, Lothar Matthäus, Kaká e Fabio Cannavaro.
No ranking de títulos por países, o Brasil lidera com oito conquistas. A Argentina chegou a cinco, uma a mais do que Portugal. A França aparece com três títulos, enquanto a Itália tem dois. Holanda, Libéria e Alemanha somam uma bola de ouro cada.