São Paulo - A Primeira Fase da Copa do Brasil, na teoria, é mais tranquila para os principais clubes do país. Mas 12 clubes passaram a pensar de forma diferente após o sorteio da última segunda-feira. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, o primeiro estágio do torneio nacional terá seis confrontos entre representantes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, dois a mais do que em 2015.
O principal embate foi colorido de vermelho e preto. O Brasil, que conquistou o acesso na Série C, desafiará o Atlético Paranaense, representante paranaense na Série A. O primeiro desafio acontecerá em Pelotas. Se o Furacão não vencer por dois ou mais gols de diferença, haverá o duelo de volta, em Curitiba.
Já a dupla Fla-Flu enfrentará clubes da Série C na Primeira Fase da Copa do Brasil. O Flamengo jogará, em Aracaju, contra o Confiança. O desafio do Fluminense, por outro lado, será em Tombos, diante do Tombense. O jogo entre Flu e Tombense, por sinal, é um dos 11 confrontos de clubes da mesma Região.
Sem falar que na Primeira Fase da Copa do Brasil haverá partidas entre clubes do mesmo Estado. O Galvez, por exemplo, desafiará o Rio Branco. Com isso, um clube do Acre ficará pelo caminho logo de cara. O mesmo acontecerá com o Pará. Afinal, o Independente enfrentará o Paysandu. Outra curiosidade neste sorteio foi o confronto entre os xarás Santos do Amapá e de São Paulo.
Campeões!
Atual campeão, o Palmeiras também deu a volta olímpica em 1998, quando derrotou o Cruzeiro e, em 2012, quando passou pelo Coritiba. Corinthians e Flamengo são outros clubes que somam três títulos na Copa do Brasil. O Timão ostenta as conquistas de 1995, 2002 e 2009, enquanto o Rubro-negro deu volta olímpica em 1990, 2006 e 2013.
O trio só está atrás dos recordistas Cruzeiro e Grêmio. Mineiros e gaúchos acumulam quatro títulos cada. A Raposa na seca desde 2003, foi campeã em 1993, 1996 e 2000. O Grêmio, por sua vez, foi o primeiro campeão do torneio em 1989. O Tricolor ainda abocanharia os títulos de 1994, 1997 e 2001.
Apenas estes cinco clubes somam mais de um título na Copa do Brasil. Todos os outros campeões faturaram apenas uma vez o torneio. A lista conta com Atlético Mineiro (2014), Vasco (2011), Santos (2010), Sport (2008), Fluminense (2007), Paulista (2005), Santo André (2004), Juventude (1999), Internacional (1992) e Criciúma (1991).Das 27 edições da Copa do Brasil, os paulistas faturaram nove. Com três títulos a menos do que São Paulo, o Rio Grande do Sul ostenta a vice-liderança. Minas Gerais e Rio de Janeiro, por outro lado, somam cinco títulos cada. Já Pernambuco e Santa Catarina tem uma conquista cada. No campo das Regiões, o Sudeste apresenta 19 títulos, contra sete do Sul e um do Nordeste.
Regulamento:
Com 86 clubes, a Copa do Brasil é disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores.
Neste ano, o gol fora de casa na final da Copa do Brasil não fará diferença. Em caso de empate na pontuação, a decisão será nos pênaltis.
Os clubes da Libertadores, Atlético Mineiro, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e São Paulo entrarão no torneio a partir das oitavas de final, assim como o Internacional - melhor colocado no Brasileirão - abaixo dos clubes da Libertadores.