Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 13 de janeiro de 2016 às 03:32

Dez dos 60 clubes das Séries A, B e C não disputarão a Copa do Brasil 2016

Na verdade, as ausências se limitam apenas ao segundo e ao terceiro escalão nacional

da Redação -

São Paulo - A edição 2016 da Copa do Brasil estará desfalcada de dez dos 60 clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Na verdade, as ausências se limitam apenas ao segundo e ao terceiro escalão nacional. Todos os 20 clubes da Série A têm presenças garantidas no torneio nacional.

Corinthians, Atlético Mineiro, Grêmio, São Paulo, Palmeiras e Grêmio, porém, entrarão na Copa do Brasil apenas nas oitavas de final. Os cinco primeiros por causa da Libertadores e o Colorado por ter obtido a melhor colocação no Brasileirão fora o G4.

Enquanto isso, a Série B não terá quatro clubes na Copa do Brasil. Campeão da Série C, o Vila Nova não conquistou sua vaga para o torneio. O mesmo aconteceu com o Tupi, outro clube que obteve o acesso em 2015. Já Luverdense e Oeste escaparam do rebaixamento na Série B, mas não tiveram sorte com as vagas na Copa BR.

A lista da Série C, por outro lado, é um pouco maior. Seis clubes da divisão não disputarão o torneio nacional. Rebaixados na Série B, Boa Esporte, Macaé e Mogi Mirim terão um calendário magro em 2016. Campeão da Série D, o Botafogo também ficou sem a vaga na Copa do Brasil, assim como Guarani e Guaratinguetá que seguem na Série C.

A edição 2016 do torneio nacional terá início em 16 de março e término em 22 de novembro. O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes da Copa do Brasil.

 Botafogo conquistou o título da Série D e o acesso à Série C, mas ficou sem a vaga na Copa do Brasil!Thiago Calil / BotafogoBotafogo conquistou o título da Série D e o acesso à Série C, mas ficou sem a vaga na Copa do Brasil!
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com seis conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, Cruzeiro e Grêmio são os maiores campeões com quatro títulos cada, um a mais do que Flamengo, Corinthians e o atual campeão Palmeiras. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.

Regulamento:
Com 86 clubes, a Copa do Brasil é disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores.

Neste ano, o gol fora de casa na final da Copa do Brasil não fará diferença. Em caso de empate na pontuação, a decisão será nos pênaltis.

Os clubes da Libertadores, Atlético Mineiro, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e São Paulo entrarão no torneio a partir das oitavas de final, assim como o Internacional - melhor colocado no Brasileirão - abaixo dos clubes da Libertadores.

Confira os clubes das Séries A, B e C que disputarão a Copa do Brasil:

Série A (20)

América Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Chapecoense, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Ponte Preta, Santa Cruz, Santos, Sport, Vitória, Corinthians, Atlético Mineiro, Grêmio, São Paulo, Palmeiras e Internacional

Série B (16)

Atlético Goianiense, Avaí, Bahia, Bragantino, Brasil, Ceará, CRB, Criciúma, Goiás, Joinville, Londrina, Náutico, Paraná, Paysandu, Sampaio Corrêa, Vasco

Série C (14)

ABC, América de Natal, ASA, Botafogo-PB, Confiança, Cuiabá, Fortaleza, Juventude, Portuguesa, Remo, Ríver, Salgueiro, Tombense, Ypiranga