Ceará - O Campeonato Cearense dá uma vaga aos clubes à Série D do Campeonato Brasileiro. E desde 2009 tem tido uma grande rotatividade no Estado. Ao todo, cinco clubes diferentes já disputaram a última divisão nacional. Em 2016, o melhor colocado, tirando aqueles que já estão em alguma divisão do Brasileirão, terá vaga na Série D.
O grande destaque cearense na Série D foi o Guarany, campeão em 2010. O clube de Sobral ainda disputou a divisão em 2013, após o rebaixamento na Série C, e em 2014. Este ano, porém, o Guarany está fora da Série D. O clube do interior, aliás, está fora do Estadual. O Guarany foi excluído do Cearense por ter supostamente falsificado documentos do Profut. O xará Guarani é o outro clube que já defendeu as cores do Estado em mais de uma oportunidade. Foram dois anos na Série D. O Leão do Mercado, aliás, ainda poderá pegar a vaga do xará na Copa do Brasil 2016 por conta do problema no Profut.Todos estes clubes, porém, deixaram a desejar. O Tiradentes foi aquele que mais chegou próximo do acesso, sem considerar o Guarany. O Tigre da PM foi 5º colocado há dois anos. Para se ter uma ideia do mau momento dos cearenses na Série D, em 2015, o Guarani foi eliminado na Primeira Fase e terminou a competição com quarta pior campanha no geral (cinco empates e três derrotas).
Em 2016, o Ceará terá dois representantes na Série D. Além do clube classificado pelo Estadual, o Icasa também disputará a última divisão nacional após o rebaixamento na Série C. Como Ceará e Fortaleza já têm divisão, a vaga será disputada entre Guarani, Itapajé, Itapipoca, Maranguape, Quixadá, Tiradentes e Uniclinic.
O Sr. Goool, nos próximos dias, revelará todos os participantes da Série D ano a ano. Sem falar que o Sr. Goool, como todo ano, acompanhará de perto os Estaduais com tabela, classificação interativa, ranking de público e renda, simulador e estatísticas.
2009
Ferroviário
2010
Guarany
2011
Guarani
2012
Horizonte
2013
Guarany e Tiradentes
2014
Guarany
2015
Guarani