Rio Grande do Norte - O Rio Grande do Norte costuma ser bipolar na Série D do Campeonato Brasileiro. Ou os clubes do Estado se destacam, com direito a acesso, ou os representantes potiguares dão vexame e amargam a lanterna. O Rio Grande do Norte tem direito a uma vaga na última divisão nacional. O campeão do Potiguar 2016 terá vaga na Série D do Brasileirão, excluindo ABC e América de Natal.
Em 2012, o Baraúnas, com o 3º lugar, também subiu de divisão. Dois anos depois, o Baraúnas voltou a disputar a Série D por causa do rebaixamento. Mas os anos de acesso foram exceção entre os representantes do Rio Grande do Norte no último escalão nacional.
O Potiguar, por exemplo, fez o contraponto de Alecrim e Baraúnas. O clube de Mossoró passou vergonha em 2010 e 2013. Há seis anos, o Potiguar amargou a lanterna da Série D com seis derrotas em seis jogos. Não menos vexaminoso, o mesmo Time Macho ficou na última colocação, em 2013, sem nenhuma vitória. Já Santa Cruz e Globo passaram sem destaque pela divisão.
Em 2016, ASSU, Alecrim, Baraúnas, Globo, Palmeira e Potiguar disputarão a vaga à Série D. O Sr. Goool, nos próximos dias, revelará todos os participantes da Série D ano a ano. Sem falar que o Sr. Goool, como todo ano, acompanhará de perto os Estaduais com tabela, classificação interativa, ranking de público e renda, simulador e estatísticas.
Confira os clubes potiguares que já estiveram na Série D:
2009
Alecrim
2010
Potiguar
2011
Alecrim e Santa Cruz
2012
Baraúnas
2013
Potiguar
2014
Baraúnas e Globo
2015
Globo