São Paulo - Aparecidense, Galvez, Genus, Guarany, Inter de Lages, Juazeirense, Linense, Parauapebas e Red Bull disputarão pela primeira vez a Copa do Brasil, segundo levantamento do Sr. Goool. Os nove novatos estão divididos entre as cinco regiões do país. A edição 2016 do torneio nacional terá início em 16 de março e contará com cobertura total do Sr. Goool.
Galvez, Parauapebas e Genus são representantes do Norte. O clube acreano ainda fará um duelo estadual. O Galvez vai desafiar o atual campeão estadual Rio Branco. O Pará também terá um duelo estadual (Independente x Paysandu), mas o estreante Parauapebas pegará o Londrina, que subiu para a Série B do Brasileirão.Já o rondoniense Genus tentará a sorte diante do ASA. No Centro-Oeste, a novidade será o Aparecidense, adversário do Sport. Guarany e Juazeirense, por outro lado, atuarão pelo Nordeste. Mas a situação do clube cearense ainda está indefinida. O Guarany teria falsificado documentos do Profut e poderá perder a vaga na Copa do Brasil.
O clube de Sobral, inclusive, já foi eliminado do Campeonato Cearense. Caso perca a vaga no torneio nacional, o Guarany será substituído pelo xará Guarani, de Juazeiro do Norte. Por enquanto, a tabela prevê o confronto do Guarany com o Coritiba. O Juazeirense, por sua vez, pegará o Cuiabá, campeão da Copa Verde.
No Sudeste, as novidades serão os paulistas Linense e Red Bull. Se o clube de Lins desafiará o Botafogo, da Paraíba, o Red Bull pegará o América Mineiro, que acabou de subir para a Série A do Brasileirão. Por fim, o Inter de Lages será o novato do Sul. O clube catarinense medirá forças com o Sampaio Corrêa.
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com seis conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Regulamento:
Com 86 clubes, a Copa do Brasil é disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores.
Neste ano, o gol fora de casa na final da Copa do Brasil não fará diferença. Em caso de empate na pontuação, a decisão será nos pênaltis.
Os clubes da Libertadores, Atlético Mineiro, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e São Paulo entrarão no torneio a partir das oitavas de final, assim como o Internacional - melhor colocado no Brasileirão - abaixo dos clubes da Libertadores.