Portal Eventos
Copa Verde
Em 21 de janeiro de 2016 às 02:25

Sempre presentes! Apenas cinco clubes disputaram todas as edições da Copa Verde

Brasília foi o primeiro vencedor do torneio, enquanto Cuiabá deu a volta olímpica no ano passado

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Pará - A Copa Verde surgiu, em 2014, após o sucesso do retorno da Copa do Nordeste. Com clubes do Norte, Centro-Oeste e Sudeste, a Copa Verde terá sua terceira edição em 2016. Neste período, segundo levantamento do Sr. Goool, apenas cinco clubes estiveram presentes em todas as temporadas.

 Primeiro campeão da Copa Verde, Brasília voltará a disputar o torneio em 2016!Rafael Ribeiro / CBFPrimeiro campeão da Copa Verde, Brasília voltará a disputar o torneio em 2016!
Brasília, Cuiabá, Paysandu, Remo e Santos, ao entrarem em campo em 9 de março, brigarão pelo título do Regional pela terceira vez. Os representantes do Distrito Federal e do Mato Grosso, por sinal, vão além e lutarão pela segunda volta olímpica no torneio.

O Brasília foi o primeiro campeão da Copa Verde ao superar o Paysandu. No ano passado, o Cuiabá também fez a alegria da sua torcida e, novamente, deixou um clube do Pará no quase. O Remo acabou derrotado na final de 2015. Já o Santos foi eliminado, nas duas edições, na fase inicial, nas oitavas de final.

Em 2016, o atual campeão Cuiabá desafiará o sul-mato-grossense Comercial. Enquanto isso, o Remo enfrentará o Náutico, de Roraima. O Santos, por sua vez, pegará o Nacional, do Amazonas. Já o Paysandu espera por Fast Clube ou Águia. Por fim, o Brasília terá que passar pelo Vila Nova na Preliminar para entrar nas oitavas de final. Caso alcance o objetivo, o Colorado desafiará o Luverdense.

Primeira vez!
Enquanto isso, Águia, Fast Clube, Vila Nova, Aparecidense, Comercial, Espírito Santo, Gama e Genus brigarão pela primeira vez pelo título da Copa Verde que dará ao campeão uma vaga à Copa Sul-americana.  Entre os novatos, Águia, Fast Clube e Vila Nova ainda disputarão a fase preliminar do torneio, outra novidade de 2016. Os dois últimos participantes da Copa Verde sairão dos confrontos entre Fast e Águia e Brasília e Vila Nova.

Dos estreantes que já estão garantidos nas oitavas de final, o Genus fará um duelo do Norte contra o acreano Rio Branco. Já Espírito Santo e Aparecidense realizarão um jogo de novatos. A Copa Verde é toda disputada em mata-mata com partidas de ida e volta.

Regulamento:
A Copa Verde 2016, como novidade, terá uma fase preliminar. Em mata-mata, com jogos de ida e volta, Fast Clube x Águia e Brasília x Vila Nova brigarão pelas duas últimas vagas das oitavas de final.

Nas oitavas serão 16 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. A competição será toda disputada em mata-mata, com jogos de ida e volta. Os critérios de desempate serão: pontos, saldo de gols, gols no campo adversário e pênaltis.

O campeão do torneio garantirá vaga na Copa Sul-Americana 2017, exceto se estiver participando da Copa do Brasil de 2017 e venha a se classificar para as oitavas de final, cujas datas são conflitantes. Neste caso, a vaga na Copa Sul-Americana passará para o clube vice-campeão da Copa Verde de 2016 e assim sucessivamente, se o impasse persistir.