Portal Eventos
Potiguar 1ª Divisão
Em 22 de janeiro de 2016 às 01:01

América poderá encerrar jejum do século passado; Potiguar começará neste sábado

ABC foi o último clube a conquistar o genuíno tricampeonato no Estadual do Rio Grande do Norte

da Redação -

Rio Grande do Norte - A edição 2016 do Campeonato Potiguar terá início, neste sábado, com cobertura total do Sr. Goool. O atual bicampeão América de Natal, porém, estreará no domingo cedo, às 10h30 (horário de Brasília), na Arena das Dunas, em Natal, contra o Alecrim. O Mecão, aliás, tentará encerrar um jejum do século passado.

 América de Natal quer mais uma foto com a taça na mão para encerrar longo jejum no Potiguar!Canindé Pereira / América de NatalAmérica de Natal quer mais uma foto com a taça na mão para encerrar longo jejum no Potiguar!
Desde o tricampeonato do ABC, segundo levantamento do Sr. Goool, nenhum, outro clube conseguiu vencer o Estadual em três oportunidades seguidas. O Mais Querido faturou o tri justamente no encerramento do século XX. O ABC deu a volta olímpica em 1998, 1999 e 2000, sendo que os dois primeiros títulos foram em cima do rival América.

O último tri do Mecão, por sua vez, é mais longevo. O clube da capital não grita "é campeão" três vezes consecutivas desde a década de 80, quando venceu o Potiguar em 1987, 1988 e 1989. Nas duas últimas conquistas, o América superou o ABC.

O mesmo aconteceu em 2015, quando o Mecão foi bicampeão em cima do Mais Querido. Já em 2014, a volta olímpica foi dada diante do Globo. O América acumula 35 conquistas, enquanto o ABC soma 52 títulos. Entre os participantes do Estadual 2016, Alecrim (7), Potiguar (2), Baraúnas (1) e ASSU (1) também já foram campeões estaduais.

O Sr. Goool, como todo ano, acompanhará de perto os Estaduais com tabela, classificação interativa, ranking de público e renda, simulador e estatísticas.

Regulamento:
O Campeonato Potiguar, que teria dez clubes, sofreu duas baixas. Antes mesmo da bola rolar, Coríntians e Santa Cruz desistiram do Estadual por motivos financeiros.

Os oito clubes se enfrentarão apenas em jogos de ida pela Copa Cidade do Natal, equivalente ao 1º turno. Os dois melhores colocados farão a final em duelo único. A mesma fórmula de disputa será adotada na Copa Rio Grande do Norte, equivalente ao 2º turno. Se um mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão. Caso contrário, haverá final com jogos de ida e volta.

Os campeões dos turnos terão vagas na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. A outra vaga será do clube com o melhor índice técnico no Estadual. O campeão do Potiguar 2016 terá vaga na Série D do Brasileirão, excluindo ABC e América de Natal. O pior clube na somatória dos dois turnos, por outro lado, será rebaixado.