Portal Eventos
Notícias
Em 22 de janeiro de 2016 às 18:23

Alagoano 2016 começará com retrospecto positivo para os campeões, menos para o CRB

Faixa carimbada! Galo não tem tido sorte na estreia seguinte ao título conquistado

da Redação -

Alagoas - O Campeonato Alagoano 2016, com indefinições, terá início, neste sábado. O Murici, na última quinta-feira, foi excluído do Estadual pela Federação Alagoana de Futebol (FAF) por ferir o regulamento na entrega de documentos e na inscrição de atletas. O clube promete entrar na Justiça para reverter a decisão, o que poderá causar novos embaraços ao torneio. Por enquanto, nove clubes disputarão o Alagoano, que teve o regulamento alterado. Sem falar que um clube, a cada rodada, folgará na tabela. E quis o destino que o primeiro clube de folga fosse justamente o atual campeão CRB. Deixando de lado a bagunça fora das quatro linhas, o Estadual de Alagoas tem retrospecto positivo para os últimos campeões, o problema é que o Galo não sabe aproveitar esta mamata.

 Para buscar o bicampeonato, CRB tentará encerrar jejum na estreia do Alagoano 2016!CRB / Site OficialPara buscar o bicampeonato, CRB tentará encerrar jejum na estreia do Alagoano 2016!
De acordo com o levantamento do Sr. Goool, o campeão não tem a faixa carimbada no ano seguinte ao título desde 2011, quando o Murici - então vencedor local - caiu ante o ASA, por 1 a 0. Desde então, porém, os campeões não sofreram mais derrotas na estreia seguinte ao título.

O ASA, por exemplo, bateu o CEO, por 2 a 1, em 2012. Já o CRB empatou com o Corinthians (2 a 2), em 2013, e com o CSA (1 a 1), em 2014. No ano passado, o campeão Coruripe estreou com o pé direito ao passar pelo Santa Rita, por 2 a 1, em casa.

O CRB, campeão em 2015, terá a oportunidade de manter a escrita no Alagoano 2016. O problema é que o Galo não costuma ter dificuldades em estreias após os títulos. Como já foi mencionado, o CRB empatou as últimas duas estreias pós-volta olímpica. Em 2003, a situação foi ainda pior. O Galo perdeu para o Bom Jesus, por 2 a 1.

A última vitória do CRB em uma estreia após o título estadual aconteceu na longínqua temporada de 1996. Campeão em 1995, o Galo estreou no Estadual de Alagoas com vitória, por 2 a 1, sobre o Zumbi, em casa. O caminho do bicampeonato passa por uma estreia vitoriosa em 2016. A estreia do Galo será na 2ª rodada diante do ASA, na quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), fora de casa.

O Sr. Goool, como todo ano, acompanhará de perto os Estaduais com tabela, classificação interativa, ranking de público e renda, simulador e estatísticas.

Regulamento:

A Federação Alagoana de Futebol (FAF), um dia antes do início do Estadual, alterou toda a tabela, assim como o regulamento. Tudo isso por causa da exclusão do Murici que descumpriu o regulamento na entrega de documentos e no cadastro de jogadores.

Com nove clubes, o Estadual 2016 passou a ser disputado em pontos corridos na Primeira Fase com jogos apenas de ida. Os seis melhores colocados avançarão ao Hexagonal do Título, enquanto o lanterna será rebaixado ao lado do Murici.

No Hexagonal, os jogos serão apenas de ida e os quatro melhores colocados avançarão às semifinais (1º colocado x 4º colocado e 2º colocado x 3º colocado). No mata-mata serão jogos de ida e volta. Os derrotados nas semifinais disputarão o 3º lugar. Em caso de empate na pontuação na semifinal, os critérios serão saldo de gols e melhor campanha no Hexagonal. Na decisão e na disputa do 3º lugar, em caso de empate na pontuação e nos gols, haverá prorrogação e, se persistir a igualdade, pênaltis.

Campeão, vice e 3º colocado se classificarão para a Copa do Brasil 2017. O campeão e o vice ainda terão vagas na Copa do Nordeste 2017. O campeão alagoano, desconsiderando CRB e ASA, também terá vaga na Série D do Brasileirão em 2016 e 2017.