Portal Eventos
La Liga
Em 23 de janeiro de 2016 às 04:17

Lanternas de público na Europa conseguem taxa de ocupação de estádio superior a 90%

Neste levantamento, o Sr. Goool considerou o último colocado no ranking e na classificação

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O tamanho do estádio importa quando o assunto é taxa de ocupação. Não por acaso, alguns dos lanternas nos rankings de público pagante pela Europa ostentam taxa de ocupação de estádio acima de 90%, segundo levantamento do Sr. Goool. O maior exemplo deste fenômeno é o Eibar.

 Eibar tem estádio pequeno, mas está sempre com as arquibancadas lotadas na La Liga!Eibar / Site OficialEibar tem estádio pequeno, mas está sempre com as arquibancadas lotadas na La Liga!
Brigando por uma vaga na UEFA Europa League ou até mesmo na UEFA Champions League, o Eibar tem a pior média de público da La Liga (5.162). Mas a taxa de ocupação mostra que o estádio do clube está sempre lotado. O Eibar ostenta 98,3% de taxa de ocupação de estádio. Neste levantamento, o Sr. Goool considerou o último colocado no ranking e na classificação.

O lanterna do Campeonato Espanhol, por exemplo, é o Levante. Na taxa de ocupação de estádio, o Levante apresenta apenas 53,1%. A média do clube chega a 13.467 torcedores, mais do que o dobro do Eibar. Novamente o tamanho do estádio faz diferença.

Já os lanternas da Bundesliga só jogam com capacidade máxima. Dono da pior média de público, o Ingolstadt consegue taxa de ocupação de 95,3%, um pouco abaixo dos 97% do Hoffenheim, último colocado na classificação do Campeonato Alemão.

Tamanho do estádio e ocupação!
A Premier League é outra competição em que o lanterna de público dá show nas arquibancadas. Mesmo com a média de público mais baixa da Inglaterra, o Bournemouth não joga com estádio vazio. Pelo contrário. A taxa de ocupação do clube chega a incríveis 95,7%. Já o lanterna em campo Aston Villa tem taxa de ocupação de estádio de 82%.

Os piores colocados na Lega Serie A e Ligue 1, por outro lado, estão abaixo dos rivais, mas ainda assim superam os 50%. O Frosinone ostenta 77,1% no Italiano, enquanto o Gazélec Ajaccio apresenta 61,7% no Francês. A única decepção é o Moreirense. Responsável pela pior média de público da Primeira Liga, o Moreirense tem taxa de ocupação de estádio de apenas 30,5%.

O clube português rivaliza com a Ponte Preta. A Macaca terminou o último Brasileirão com a pior média de público. A taxa de ocupação do clube paulista não passou de 31,5%. Já o rebaixado Joinville se despediu da Série A com taxa de ocupação de estádio de 44,7%. Ainda em relação ao Campeonato Português, o pior clube dentro das quatro linhas é o Tondela, com taxa de ocupação de estádio a 93,3%.

Confira a taxa de ocupação de estádio, respectivamente, dos lanternas no ranking de público e da classificação nos Europeus:

Bundesliga

Ingolstadt (95,3%)
Hoffenheim (97%)

La Liga

Eibar (98,3%)
Levante (53,1%)

Lega Serie A

Frosinone (77,1%)
Hellas-Verona (56,1%)

Ligue 1

Gazélec Ajaccio (61,7%)
Troyes (58,2%)

Premier League

Bournemouth (95,7%)
Aston Villa (82%)

Primeira Liga

Moreirense (30,5%)
Tondela (93,3%)