Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores Masculino
Em 24 de janeiro de 2016 às 03:28

River Plate e Puebla disputarão pela primeira vez a Libertadores

Uruguaios poderão entrar no Grupo 2, enquanto clube do México, se avançar, cairá no Grupo 3

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Libertadores será cascuda, calejada, experiente em 2016. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, apenas dois clubes estrearão no torneio mais importante da América do Sul. River Plate, do Uruguai, e Puebla, do México, começarão a inédita caminhada na Primeira Fase.

 Puebla foi campeão da Copa MX e garantiu a inédita presença na Libertadores!Puebla / Site OficialPuebla foi campeão da Copa MX e garantiu a inédita presença na Libertadores!
O Puebla se classificou à Libertadores graças ao título na Copa MX. Mas para entrar na fase de grupos, os mexicanos terão que superar um dos campeões do torneio. O Puebla vai encarar o argentino Racing, vencedor da Libertadores em 1967. O primeiro duelo entre os rivais acontecerá no México.

O vencedor deste confronto entrará no Grupo 3 ao lado de Boca Juniors-ARG, Bolívar-BOL e Deportivo Cáli-COL. O México ainda conta com mais dois participantes na Libertadores: Toluca e Pumas. Enquanto isso, o Uruguai - país do outro novato - terá também Nacional e Peñarol.

O River Plate conseguiu se classificar ao torneio sul-americano com o 3º lugar no Campeonato Uruguaio. Na Primeira Fase da Libertadores, o River vai desafiar o Universidad de Chile. O classificado deste embate entrará no Grupo 2 ao lado de Nacional-URU, Palmeiras e Rosário Central-ARG.

História!
A Libertadores adotou o atual formato em 2005 e, desde então, jamais teve uma edição, como em 2016, com tantos clubes campeões - de acordo com o levantamento do Sr. Goool. Na próxima temporada serão 16 campeões entre os 38 classificados ao torneio mais importante da América do Sul.

Corinthians, Atlético Mineiro, Grêmio, Palmeiras e São Paulo, representantes brasileiros na Libertadores, já foram campeões do torneio. Segundo levantamento do Sr. Goool, pela segunda vez seguida, desde que o torneio adotou o atual formato, todos os clubes brasileiros já foram campeões da Libertadores.

Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
A primeira fase da Libertadores contará com 12 clubes. Os seis classificados no mata-mata entrarão na fase de grupos. Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.

Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.