Portal Eventos
Capixaba Série A
Em 25 de janeiro de 2016 às 03:04

Capixabão 2016 será aberto pelo Rio Branco que tentará encerrar jejum da década de 80

Capa Preta tentará ser bicampeão pela sexta vez na história do Estadual do Espírito Santo

da Redação -

Espírito Santo - O Rio Branco, atual campeão, abrirá a edição 2016 do Campeonato Capixaba, nesta quinta-feira, às 20h15, diante do Linhares, em Cariacica, com cobertura total do Sr. Goool. Ainda é cedo para falar em título, mas o Capa Preta - como o clube é conhecido por seus torcedores - buscará encerrar jejum da década de 80.

 Atual campeão, Rio Branco tentará encerrar jejum de três décadas no Estadual Capixaba!Rio Branco / Site OficialAtual campeão, Rio Branco tentará encerrar jejum de três décadas no Estadual Capixaba!
Maior campeão do Espírito Santo com 37 títulos, o Rio Branco não conquista o genuíno bicampeonato estadual desde a dobradinha de 1982 e 1983. Entre as 37 voltas olímpicas, o clube de Vitória ostenta cinco bicampeonatos. Sem falar que o Rio Branco ainda foi uma vez hexacampeão e três vezes tricampeão.

Para melhorar ainda mais as chances do Rio Branco, o Capa Preta entrará no Capixabão com quatro jogos de invencibilidade. Nas últimas quatro partidas do Estadual 2015, o clube da capital obteve duas vitórias e dois empates.

Na Chave Norte, a mesma do Rio Branco, ainda haverá o confronto entre Real Noroeste e São Mateus. Na Chave Sul, o Estrela do Norte receberá o Itapemirim, enquanto Espírito Santos e Doze - que conquistaram o acesso - ficarão frente a frente na 1ª rodada.

Regulamento:
Os dez clubes foram separados em dois grupos com cinco times cada. Na Primeira Fase, os clubes enfrentarão os rivais do mesmo grupo em jogos de ida e volta. Os três melhores colocados de cada grupo se classificarão para o Hexagonal Final. Os dois piores clubes de cada grupo, por outro lado, disputarão o Quadrangular do Rebaixamento.

Na luta contra o descenso, os quatro clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores serão rebaixados para a Série B. Já no Hexagonal Final, os seis clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados irão para a final.

O melhor colocado no Hexagonal terá a vantagem de decidir em casa o título. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. O campeão terá vaga na Série D 2016 e na Copa do Brasil 2017.