Piauí - A edição 2016 do Campeonato Piauiense será aberta na próxima sexta-feira com cobertura total do Sr. Goool. O Estadual do Piauí terá rivais da capital em situações opostas. O Ríver, por exemplo, é o maior vencedor do estado e atual bicampeão. Já o Piauí enfrenta a maior seca de títulos entre os participantes da competição.
Ríver e Parnahyba farão o confronto dos últimos campeões do Estadual Piauiense. O Parnahyba ganhou a competição em 2012 e 2013, enquanto o Ríver venceu as edições de 2014 e 2015. Entre os oito clubes da competição, apenas Altos e Caiçara jamais deram a volta olímpica.
Regulamento:
O Campeonato Piauiense será disputado em dois turnos com semifinais e finais. Na Taça Estado do Piauí, equivalente ao 1º Turno, os oito clubes se enfrentarão em jogos de ida. Os quatro melhores colocados terão vagas no mata-mata. A semifinal e a final serão decididas em jogos de ida e volta. Em caso de empate nos pontos e no saldo de gols, os clubes com a melhor campanha irão para a final. No caso da decisão, o dono do melhor desempenho será declarado campeão do turno.
O 2º Turno ou Taça Cidade de Teresina terá a mesma fórmula de disputa, mas com jogos de volta. Caso um mesmo clube vença os dois turnos, será declarado campeão piauiense. Se houver dois vencedores, o Estadual será definido em dois jogos. Em caso de empate nos pontos e no saldo de gols, o clube de melhor campanha em todo o campeonato será declarado campeão.
O campeão terá vaga na Série D 2016, na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste 2017. O vice-campeão irá garantir vagas na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil 2017. Enquanto isso, os dois piores clubes em todo o campeonato serão rebaixados para a 2ª divisão.