Santa Catarina - O Campeonato Catarinense, em 2016, tentará acabar dentro de campo, ao contrário do que ocorreu na temporada passada. E novamente, os protagonistas serão os finalistas de 2015. Enquanto o campeão Figueirense buscará repetir o feito do início do século, o vice Joinville tentará manter a invencibilidade de dez jogos. O Estadual de Santa Catarina colocará a bola para rolar no sábado com cobertura total do Sr. Goool.
Antes, no sábado, no mesmo horário, o Joinville ficará frente a frente com o Guarani em Palhoça. Apesar do vice na temporada passada, o JEC não perdeu seus últimos dez jogos no Estadual. Na final de 2015, o Tricolor empatou as duas partidas com o Figueira. Nesta série invicta são seis vitórias e quatro empates. O último tropeço foi justamente contra o Figueirense (2 a 0) pela 2ª rodada do Hexagonal do Título em 12 de março.
A 1ª rodada do Catarinense também terá o duelo da Série B entre Criciúma e Avaí no Heriberto Hulse. Ainda no domingo, o Metropolitano - sem casa (mandará seus jogos em Jaguará do Sul) - receberá o Camboriú. Mas a partida que abrirá o Estadual 2016 será entre Chapecoense e Inter de Lages no sábado, às 17 horas, em Chapecó.
Regulamento:
Caso um mesmo clube vença os dois turnos, será declarado campeão estadual. Mas se os turnos tiverem campeões diferentes, haverá uma final entre estes times para definir o vencedor de 2016. Neste caso, o dono da melhor campanha na somatória do turno e do returno terá a vantagem de decidir em casa e de jogar por dois resultados iguais.
O campeão, o vice e o 3º colocado garantirão vagas na Copa do Brasil 2017. O melhor colocado do Estadual, desconsiderando aqueles garantidos nas Séries A, B e C, terá vaga na Série D do Brasileirão em 2016 e 2017.