Goiás - O Campeonato Goiano 2016, com cobertura total do Sr. Goool, terá início no próximo sábado com dois jogos. Mas o destaque da 1ª rodada do Estadual será o clássico entre Vila Nova e Goiás no domingo, às 17 horas, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Nos últimos dias, o Sr. Goool tem apresentado as curiosidades e estatísticas dos Estaduais que começarão nesta semana.
Atual campeão, o Goiás tem todos os números ao seu lado. Sem falar que o rival vem de uma disputa da 2ª divisão goiana. O Vila Nova foi campeão da divisão de acesso na temporada passada. O Tigrão, porém, não terá vida fácil contra o Esmeraldino.Para se ter uma ideia, nos últimos cinco clássicos pelo Goianão, o Vila Nova não venceu nenhum. O Goiás ostenta quatro vitórias e um empate. A série invicta do Goiás começou em 2012 com o triunfo, por 3 a 1, em casa. Em 2013, o Esmeraldino fez 3 a 0 como mandante e 2 a 0 como visitante. Já em 2014, a parte verde do estado festejou uma vitória, por 3 a 1, e um empate sem gols.
O último triunfo do Vila Nova sobre o rival Goiás ocorreu no longínquo 1º de abril de 2012 pela 16ª rodada. Naquela oportunidade, o Tigrão abocanhou o Periquito, por 3 a 2. Como se não bastasse a sequência positiva em clássicos, o Goiás ainda ostenta invencibilidade no Goianão.
O Campeonato Goiano 2016 começará com os embates entre Atlético Goianiense e CRAC, além de Aparecidense e Trindade. No domingo, além de Goiás e Vila Nova, haverá o clássico entre Anapolina e Anápolis e o duelo entre Goianésia e Itumbiara.
O Sr. Goool, como todo ano, acompanhará de perto os Estaduais com tabela, classificação interativa, ranking de público e renda, simulador e estatísticas.Regulamento:
Os dez clubes foram separados em dois grupos com cinco times cada. No 1º turno, os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em jogos de ida. No 2º turno, os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em jogos de volta. Por fim, no 3º turno, os clubes jogarão contra os rivais do próprio grupo em jogos apenas de ida.
O líder dos dois grupos se classificará para o mata-mata, assim como os dois melhores colocados independentemente do grupo. Os dois últimos colocados no geral, por outro lado, serão rebaixados para a 2ª divisão.
A semifinal e a final serão em jogos de ida e volta. Na semifinal (1º colocado no geral x 4º colocado no geral e 2º colocado no geral x 3º colocado no geral), a vantagem será dos dois melhores colocados na classificação geral. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a disputa será nos pênaltis.
Na final, a vantagem será do clube que tiver a melhor campanha somando a fase de grupos e a semifinal. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a disputa será nos pênaltis.