Paraíba - A edição 2016 do Campeonato Paraibano será aberta no próximo sábado com cobertura total do Sr. Goool e destaque para o campeão Campinense. A Raposa enfrentará o CSP, em Campina Grande, às 17 horas (horário de Brasília), defendendo uma invencibilidade como mandante de nove jogos.
Entre os chamados grandes da Paraíba, o Botafogo - maior campeão do estado com 27 conquistas, sete a mais do que o Campinense - estreará fora de casa contra o Paraíba, um dos clubes que conquistaram o acesso. Já o Treze desafiará o Santa Cruz, em Santa Rita.
O Sr. Goool, como todo ano, acompanhará de perto os Estaduais com tabela, classificação interativa, ranking de público e renda, simulador e estatísticas.
Regulamento:
Na Primeira Fase, os dez clubes serão divididos em dois grupos com cinco times cada. Em jogos de ida e volta, os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B. Os três melhores colocados de cada grupo avançarão de fase, enquanto os dois piores colocados de cada grupo lutarão contra o rebaixamento. Na disputa contra o rebaixamento, os quatro clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois piores colocados serão rebaixados à 2ª divisão.
Na Segunda Fase haverá sistema eliminatório, em jogos de ida e volta, entre os seis clubes. O 1º colocado do Grupo A enfrentará o 3º colocado do Grupo B. O líder do Grupo B desafiará o 3º colocado do Grupo A. Enquanto o 2º colocado do Grupo A pegará o vice-líder do Grupo B. Os donos das melhores campanhas terão o direito de decidir em casa e de jogar por dois resultados iguais. Estes critérios não valem para o confronto dos 2ºs colocados.
A semifinal será formada pelos três clubes classificados e o melhor por índice técnico (somatória de pontos das duas fases anteriores), ou seja, um dos perdedores se manterá na briga pelo título. Na semifinal, o classificado entre 1º do Grupo A e 3º do Grupo B pegará o 2º do Grupo A ou o 2º do Grupo B. Já o 1º do Grupo B ou o 3º do Grupo A enfrentará o dono do melhor índice técnico.
Na final serão jogos de ida e volta. O dono da melhor campanha decidirá em casa e jogará por dois resultados iguais. Campeão e vice terão vagas na Copa do Brasil 2017. O 1º colocado ainda terá vaga na Série D do Brasileirão 2016, desde que não esteja nas Séries A, B e ou C.