Rio Grande do Sul - Juventude e São Paulo abrirão o Campeonato Gaúcho 2016 no sábado. Mas todos estarão de olho no atual pentacampeão Internacional que estreará no domingo contra o Ypiranga, às 19h30, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O Colorado, de acordo com o levantamento do Sr. Goool, tentará igualar um feito da década de 40.
E para dar ainda mais confiança ao torcedor, o Colorado estreará com 11 jogos de invencibilidade no Gauchão. O Inter acumula oito vitórias e três empates nas últimas partidas do Estadual. Aliás, em 2015, o clube só perdeu para o Juventude, em Caxias do Sul, por 1 a 0, em 8 de março, pela 9ª rodada da Primeira Fase.
Enquanto o Inter sonha com o sexto título seguido, os clubes do interior tentarão encerrar longo jejum. Desde 2000, um clube de fora da capital não dá a volta olímpica no Gauchão. O último campeão do interior foi o Caxias que derrotou o Grêmio. Ao todo, 11 clubes do interior já foram campeões do Estadual do Rio Grande do Sul.
Se o Inter pegará um rival da Série C - o Ypiranga obteve o acesso na Série D do Brasileirão -, o Grêmio desafiará um adversário da Série B. Após o acesso na Série C, o Brasil receberá o Tricolor no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, no domingo, às 17 horas.
O Sr. Goool, como todo ano, acompanhará de perto os Estaduais com tabela, classificação interativa, ranking de público e renda, simulador e estatísticas.Regulamento:
Os 14 clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os oito melhores colocados se classificarão para as quartas de final, enquanto os três piores serão rebaixados para a 2ª divisão. A fase de quartas de final será definida em jogo único. As semifinais e a final, por outro lado, terão jogos de ida e volta.
Na semifinal, o classificado do confronto entre o 1º e o 8º colocado das quartas de final enfrentará o vencedor do duelo entre o 4º e o 5º colocado. Já o classificado do embate entre o 2º e o 7º colocado desafiará o vencedor do jogo entre o 3º e o 6º colocado.
Os três melhores colocados terão vagas garantidas na Copa do Brasil 2017. O melhor colocado, entre aqueles que não participarão das Séries A, B ou C, terá vaga na Série D do Brasileirão 2016 e 2017.