Portal Eventos
Paulistão Série A1
Em 29 de janeiro de 2016 às 01:33

Santos poderá empatar em títulos paulistas com o Palmeiras pela primeira vez na história

Recordistas de conquistas no século XXI, Peixe já ultrapassou o rival São Paulo

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Santos é o recordista de títulos do Campeonato Paulista no século XXI. As seis conquistas nos últimos anos também ajudaram o clube praiano a não só ultrapassar o rival São Paulo, como ainda encostar no Palmeiras. Não por acaso, o Peixe - pela primeira vez na história - poderá empatar em número de voltas olímpicas com o Verdão. O Paulistão 2016 terá início neste sábado com cobertura total do Sr. Goool.

 Técnico Dorival Júnior conhece o caminho do título paulista e pretende fazer história no Santos em 2016!Ricardo Saibun / SantosTécnico Dorival Júnior conhece o caminho do título paulista e pretende fazer história no Santos em 2016!
Atual campeão, o Santos acumula 21 títulos, um a menos do que o Palmeiras. O Corinthians é o recordista com 27 conquistas, enquanto o São Paulo parou em 20 troféus. Para se ter uma ideia, quando o Santos faturou seu primeiro título estadual, em 1935, o Palmeiras já acumulava seis taças.

Mesmo nas décadas de 50 e 60, dominadas pelo Alvinegro Praiano, não foi possível chegar no rival alviverde. Até o final dos anos 60, o Peixe tinha 12 títulos, enquanto o Palmeiras ostentava 15. Mas o Verdão perdeu fôlego, principalmente no século XXI. De 2001 para cá, o clube da capital deu apenas uma volta olímpica, em 2008. Já o Santos virou rei de São Paulo.

Para dar início a mais um título, o Santos abrirá a edição 2016 do Paulistão diante do São Bernardo, na Vila Belmiro, no próximo sábado, às 17 horas. No mesmo dia, mas às 19h30, o São Paulo - na seca desde 2005 - desafiará o Red Bull, em Campinas. O Corinthians, campeão pela última vez há dois anos, receberá o XV de Piracicaba no domingo, às 17 horas. Às 19h30, o Palmeiras enfrentará o Botafogo em Ribeirão Preto.

O Sr. Goool, como todo ano, acompanhará de perto os Estaduais com tabela, classificação interativa, ranking de público e renda, simulador e estatísticas.

Regulamento:
Na Primeira Fase, os 20 clubes foram divididos em quatro grupos com cinco clubes cada. Os clubes enfrentarão apenas os rivais dos outros grupos em 15 jogos. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão para a próxima fase. Por outro lado, os seis piores na classificação geral serão rebaixados.

Caso em um só grupo estejam os cinco clubes com o menor número de pontos, classifica-se para as quartas de final os dois melhores 3ºs colocados dos demais grupos. Caso em um só grupo estejam quatro clubes com o menor número de pontos, classifica-se para as quartas de final o melhor 3º colocado dos demais grupos.

As quartas de final e a semifinal serão disputadas em jogo único. Apenas a decisão terá jogos de ida e volta. Nas quartas de final, os confrontos serão entre o líder e o vice-líder dos próprios grupos. Por exemplo: 1º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo A e assim por diante. Na semifinal, o melhor colocado na somatória dos pontos, pegará o 4º colocado, enquanto o 2º enfrentará o 3º.

Em caso de empate nas quartas de final e na semifinal, a decisão será nos pênaltis. Os melhores colocados só têm a vantagem de jogar em casa. Os três melhores colocados terão vagas na Copa do Brasil 2017. Os dois melhores colocados, desconsiderando aqueles que já estão nas Séries A, B e C, terão vagas na Série D do Brasileirão em 2016 e 2017.