Distrito Federal - Jejum! Seca! Não importa o nome. No Campeonato Brasiliense 2016 muitos clubes, a partir do próximo sábado, começarão a luta contra tabus. Até mesmo o atual campeão Gama buscará encerrar um dos seus jejuns. O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes do Candangão.
Já a seca do Brasília é mais amarga. Sem falar que o Colorado tentará não entrar negativamente para a história do Estadual. O Brasília foi vice-campeão nos últimos três anos. Jamais um clube bateu na trave em quatro oportunidades. Guará (1981, 1982 e 1983) e Taguatinga (1985, 1986 e 1987) foram três vezes vices.
Além disso, o Brasília ainda tentará encerrar o longo jejum sem títulos. O clube da capital não vence desde 1985. Aliás, representantes de Brasília não faturam o título estadual desde 2002, quando o CFZ deu a volta olímpica. O primeiro desafio do Brasília será ante o Taguatinga, que obteve o acesso na 2ª divisão, no sábado, às 16 horas, em Luziânia.Enquanto isso, o Brasiliense - segundo maior campeão do Estado - estreará contra o Santa Maria, em Ceilândia, no domingo, às 16 horas. O Jacaré também está na seca de títulos. O Brasiliense faturou seu último troféu em 2013.O Sr. Goool, como todo ano, acompanhará de perto os Estaduais com tabela, classificação interativa, ranking de público e renda, simulador e estatísticas.
Regulamento:
Os 12 se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os oito melhores colocados se classificarão para o mata-mata. Por outro lado, os dois piores colocados serão rebaixado à 2ª Divisão. As quartas de final, semifinal e final serão disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de empate no número de pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
O campeão terá vagas na Série D 2016 e na Copa do Brasil e Copa Verde 2017. O vice-campeão ficará com vagas na Copa do Brasil e Copa Verde 2017.