Portal Eventos
Catarinense Série A
Em 31 de janeiro de 2016 às 04:23

Catarinense é o Estadual com a maior porcentagem de clubes nas divisões nacionais

Dos dez participantes do Catarinense, sete estarão nas Séries A, B, C ou D do Brasileirão

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Santa Catarina - O Campeonato Catarinense terá o maior número de participantes das Séries A, B, C e D do Brasileirão em relação a quantidade de clubes no Estadual. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, a competição de Santa Catarina ostenta 70% dos seus clubes em alguma das quatro divisões nacionais.

 Dos dez participantes do Catarinense, sete estarão nas Séries A, B, C ou D do Brasileirão!Gilberto Pace Thomaz / ChapecoenseDos dez participantes do Catarinense, sete estarão nas Séries A, B, C ou D do Brasileirão!
Dos dez participantes do Catarinense, sete estarão nas Séries A, B, C ou D. Chapecoense e Figueirense, por exemplo, disputarão a elite. Avaí, Criciúma e Joinville representarão o estado na Série B. Já Inter de Lages e mais um clube que se classificará através do Estadual estarão na Série D.

Outro estado que faz bonito é Minas Gerais. No Mineiro, oito dos 12 clubes do Estadual também disputarão o Nacional. América, Atlético e Cruzeiro disputarão a Série A. Enquanto isso, o Tupi representará o estado na Série B. Na Série C, os mineiros serão Boa Esporte e Tombense na divisão. Já os dois representantes mineiros na Série D serão definidos no Estadual.

Em quantidade de clubes, porém, o recordista é o estado de São Paulo com dez participantes nas quatro principais divisões nacionais. Mas os paulistas têm "apenas" 50% em relação a quantidade de clubes no Estadual (Botafogo, Corinthians, Mogi Mirim, Oeste, Palmeiras, Ponte Preta, Santos, São Paulo e mais duas vagas).

O mesmo acontece com gaúchos (Brasil, Grêmio, Internacional, Juventude, São José, Ypiranga e mais uma vaga), cariocas (Fluminense, Macaé, Portuguesa, Vasco, Botafogo, Flamengo, Madureira e mais uma vaga), paranaenses (Atlético, Coritiba, Londrina, Maringá, Paraná e mais uma vaga) e pernambucanos (América, Central, Náutico, Salgueiro, Santa Cruz e Sport).

Por fim, há o Campeonato Baiano. Os baianos terão quatro representantes nas divisões do Brasileirão. Como o Estadual da Bahia tem 12 clubes, a marca nordestina é de só 33,3%. Bahia, Vitória, Fluminense de Feira e mais um clube que disputará o último escalão estarão no Nacional.