Maranhão - Na mistureba de regulamentos e no mundo paralelo dos Estaduais já há clubes classificados ao mata-mata. No longo Campeonato Maranhense, Sampaio Corrêa, Cordino e Maranhão carimbaram o passaporte às semifinais do 1ª turno. Resta apenas uma vaga e a briga está entre Moto Club e São José no Grupo A.
A maior surpresa no Estadual do Maranhão, porém, é o Imperatriz. O atual campeão - após quatro rodadas - ainda não venceu e já está eliminado no 1º turno. O Cavalo de Aço somou apenas dois pontos e não tem mais chances de alcançar o vice-líder Maranhão, dono de nove pontos. O MAC tem um ponto a menos do que o líder Cordino no Grupo B.O Grupo A, por sua vez, tem o melhor clube do Maranhense. O Sampaio Corrêa venceu todas as suas quatro partidas. O clube de São Luís ostenta aproveitamento de 100%. São 12 pontos, contra sete do vice-líder Moto Club. O Papão do Norte briga pela vaga com o São José, dono de quatro pontos.
No 1º turno, os oito clubes serão separados em dois grupos com quatro times cada. Os clubes enfrentarão os rivais do próprio grupo em jogos de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo avançarão ao mata-mata. A semifinal (1º do Grupo A x 2º do Grupo B e 1º do Grupo B x 2º do Grupo B) será disputada em jogos de ida e volta. Os líderes terão a vantagem de dois resultados iguais e no saldo de gols. Na final, o clube de melhor campanha (na fase de grupos + semifinal) terá a vantagem dos resultados iguais e saldo de gols.
No 2º turno, em jogos apenas de ida, os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B. Se um mesmo clube vencer o turno e o returno, será declarado campeão. Caso contrário, os vencedores farão a final do Estadual. Enquanto isso, o último colocado na classificação final - somando a pontuação dos dois turnos e do mata-mata - será rebaixado à Série B.
O campeão terá vagas na Série D do Brasileirão 2016, na Copa do Nordeste 2017 e Copa do Brasil 2017. O vice-campeão, por sua vez, ficará com as vagas na Copa do Nordeste 2017 e Copa do Brasil 2017.