Acre - O futebol brasileiro não é tão brasileiro assim como alguns pensam. Para se ter uma ideia, nas três principais divisões do Campeonato Brasileiro não há clubes do Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Em 2011, o estado do Tocantins também deixou a Série C. Um ano após o acesso, o Araguaína amargou a degola. Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, por outro lado, passam longe das principais divisões nacionais.
Todos estes nove estados têm a Série D como realidade. Em sete edições, o escalão nacional já contou com 160 clubes dos 26 estados e do Distrito Federal. De todos estes clubes, sete tiveram o gostinho de conquistar o título da divisão.
Destaque para os mineiros campeões em 2011 com o Tupi e 2014 com o Tombense. O primeiro vencedor, porém, foi o São Raimundo, do Pará. Guarany-CE (2010), Sampaio Corrêa-MA (2012), Botafogo-PB (2013) e Botafogo-SP (2015) também foram campeões da Série D.