Rio Grande do Sul - O São José, nos últimos anos, se especializou em arrancadas homéricas, mas também em falta de fôlego ao longo do Campeonato Gaúcho. Na atual temporada, o Zequinha - como o clube é conhecido por seus torcedores - tem repetido a primeira parte do enredo. Não por acaso, o clube ostenta a segunda melhor arrancada de sua história, segundo levantamento do Sr. Goool.
Depois da arrancada...
O problema é que o São José não consegue manter as boas arrancadas por muito tempo. Para se ter uma ideia, o Zequinha - em 2013 - até se classificou em 3º lugar no Grupo B do 1º turno, mas foi eliminado nas quartas de final pelo Caxias. No 2º turno, porém, o São José esteve irreconhecível, não venceu nenhum jogo e amargou a lanterna. Na classificação geral, oclube da capital terminou no 13º lugar, uma posição acima da zona de rebaixamento e com apenas um ponto a mais que o primeiro degolado.
Em 2014 e 2015, o cenário foi parecido. O Zequinha começou bem, liderou, ficou nas primeiras colocações por um tempo, mas depois despencou e sequer passou de fase no Campeonato Gaúcho. Como a Primeira Fase do Gauchão 2016 tem 13 rodadas, o objetivo neste ano será não gastar todo o oxigênio para buscar a classificação entre os oito primeiros colocados.
O próximo desafio do Zequinha será na sexta-feira, às 19 horas, no Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre, contra o Ypiranga pela 5ª rodada do Estadual do Rio Grande do Sul.