Portal Eventos
Gaúcho 1ª Divisão
Em 23 de fevereiro de 2016 às 11:00

Com rostos conhecidos, Juventude consegue largada melhor do que o Gauchão de 1998

Sob o comando de Antônio Carlos Zago, clube de Caxias do Sul lidera Estadual com 100%

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio Grande do Sul - O Juventude apostou em rostos conhecidos para tentar encerrar jejum de 18 anos no Campeonato Gaúcho e, por enquanto, tem dado certo. O clube de Caxias do Sul, segundo levantamento do Sr. Goool, já conseguiu uma largada no Estadual 2016 melhor do que a apresentada em 1998, ano em que o Ju obteve seu primeiro e, até aqui, único título gaúcho.

 Hugo é um dos rostos conhecidos dentro de campo do Juventude, sensação do Gauchão 2016!Arthur Dallegrave / JuventudeHugo é um dos rostos conhecidos dentro de campo do Juventude, sensação do Gauchão 2016!
A vitória, por 3 a 1, sobre o Passo Fundo no Estádio Alfredo Jaconni, em Caxias do Sul, no último sábado pela 5ª rodada, manteve o Juventude na liderança do Gauchão e com aproveitamento de 100%. O clube do interior também triunfou sobre São Paulo (2 a 1) e Aimoré (2 a 0) em casa e diante de Lajeadense (3 a 1) e Cruzeiro (2 a 1) fora.

Além das cinco vitórias em cinco jogos, o Juventude ostenta 12 gols a favor (melhor ataque) e só quatro contra. Apenas Juventude, São José e Internacional seguem invictos no Estadual. A campanha atual do Periquito é superior a apresentada há 18 anos.

No Gauchão de 1998, o Juventude conquistou 11 pontos de 15 possíveis ao superar São José (2 a 1), Brasil, de Farroupilha (2 a 0), e Brasil, de Pelotas (1 a 0), além de ter obtido empates ante o Brasil, em Pelotas (0 a 0), e o Brasil, em Farroupilha (1 a 1). Classificado na liderança do seu grupo, o Alviverde eliminaria Glória (quartas de final), Brasil, de Pelotas (semifinal), e Internacional (final) até o sonhado título.

Lembra deles?
A façanha atual do Juventude tem o dedo de profissionais bastante conhecidos no futebol brasileiro. Para começar, o clube de Caxias do Sul é comandado por Antônio Carlos Zago. O ex-zagueiro, aliás, já teve uma passagem pelo próprio Juventude quando ainda atuava dentro das quatro linhas.

O Juventude é o sétimo clube do, agora, treinador Zago. Ele passou por São Caetano, Palmeiras, Grêmio Barueri, Mogi Mirim, Vila Nova e Audax, além de ter atuado como assistente na Roma, da Itália, e no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Antônio Carlos tem como seu braço direito outro velho conhecido do futebol nacional. Trata-se do ex-jogador Galeano que, assim como Zago, também foi multi campeão pelo Palmeiras. Sem falar que Marco Aurélio Galeano defendeu as cores do Juventude, se sagrando campeão da Série B em 1994.

 Velhos conhecidos da torcida, Antônio Carlos e Galeano são os responsáveis pelo sucesso do Juventude!Arthur Dallegrave / JuventudeVelhos conhecidos da torcida, Antônio Carlos e Galeano são os responsáveis pelo sucesso do Juventude!
Em campo, os rostos conhecidos começam, entre outros, pelo zagueiro Pereira que já atuou por Santos, Vasco, Portuguesa, Grêmio e Coritiba. O lateral Pará também rodou por Grêmio, Vasco, Paraná, Avaí, Joinville, entre tantos outros clubes. Há ainda o experiente meia Hugo que coleciona passagens por Vitória, Flamengo, Corinthians, São Paulo, Grêmio, Sport, Goiás...

Hugo, por sinal, surgiu para o futebol nacional no próprio Juventude quando teve atuação de gala contra o Corinthians na goleada gaúcha, por 6 a 1, sobre o rival paulista em pleno Brasileirão de 2003. Ele chegou a dar um passe de letra para um dos gols do Alviverde.

Com tantos nomes conhecidos e início animador, o Juventude tenta repetir os feitos da década de 90, quando foi campeão da Série B, do Gauchão e da Copa do Brasil (1999). Para seguir na frente de todos, o Juventude voltará a campo na quarta-feira, às 19h30, para desafiar o Ypiranga no Olímpico Colosso da Lagoa, em Erechim, pela 6ª rodada. Este duelo também será visto na Série C do Brasileirão.