Portal Eventos
Copa Verde
Em 06 de março de 2016 às 11:00

Sem projeções nacionais, CBF escala assistentes do mesmo estado dos mandantes na Copa Verde

Entidade nacional repetirá o teste mal sucedido realizado na Série A do Brasileirão em 2015

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), não contente com os testes da temporada passada, resolveu experimentar mais uma vez a escala de profissionais do mesmo estado que o clube mandante. Se em 2015, o teste mal sucedido foi realizado no Campeonato Brasileiro da Série A, desta vez a cobaia é a Copa Verde. O torneio regional, aliás, não teve tal experimento na fase preliminar, contudo, a escala da arbitragem para as oitavas de final já conta com estes tubos de ensaio da entidade nacional.

"Confiamos em nossos árbitros e, gradativamente, vamos tentando mudar a cultura estabelecida. Adotamos o critério para a Copa Verde neste momento, assim como já testamos em outros campeonatos. Podemos alterar para a próxima rodada ou fase. Se você recorrer ao passado - década de 1970 a 1980, era corriqueiro termos grandes decisões com arbitragens locais", explicou Sérgio Corrêa, presidente da Comissão de Arbitragem, ao Sr. Goool.

 Sérgio Corrêa acredita em seu experimento, mas crê na necessidade de uma mudança de cultural no futebol!Rafael Ribeiro / CBFSérgio Corrêa acredita em seu experimento, mas crê na necessidade de uma mudança de cultural no futebol!
Muitos torcedores, dirigentes, técnicos e jogadores, porém, não gostam da ideia. No futebol há a cultura de que árbitros e assistentes sejam de estados diferentes dos dois clubes envolvidos na partida. A CBF, no entanto, pensa diferente.

"Respeitamos todas as opiniões e ponderações. Sabemos da dificuldade de construir uma mudança cultural deste tamanho e a arbitragem tem consciência da nossa confiança e do nosso apoio", relatou Corrêa.

No ano passado, porém, a CBF não se mostrou tão tranquila assim. Tanto é verdade que, na primeira confusão, abortou a experiência. A entidade fez alguns testes em jogos no Brasileirão, mas após a polêmica partida entre Corinthians e Sport - com pênalti duvidoso pró donos da casa -, a CBF preferiu não escalar mais profissionais da arbitragem do mesmo estado do clube mandante. Tite, técnico do time campeão, criticou antes e depois da partida os experimentos da entidade, então controlada por Marco Polo Del Nero.

Teste regional!
Talvez por isso, a CBF - na atual temporada - tenha escolhido uma competição de pouco impacto nacional. Tanto é verdade que os testes não estão sendo feito na Copa do Nordeste, torneio superior a Copa Verde.

"Como eu disse, estamos gradativamente introduzindo essa experiência a todos os campeonatos. Neste momento optamos pelos árbitros da categoria CBF-1 ou abaixo", disse Sérgio Corrêa que mostra cautela em relação a testes em torneios nacionais.

"Cada competição tem uma formatação, com seu histórico e suas dificuldades. Vamos avaliar caso a caso".

A arbitragem para os jogos de ida das oitavas de final da Copa Verde já está disponível no Sr. Goool. O árbitro central será de um estado diferente do clube mandante. Já os assistentes serão do mesmo estado do clube que atuará em casa. Resta saber o que acontecerá com a experiência após a primeira polêmica em campo.

No Sr. Goool, o torcedor internauta tem um sistema exclusivo de busca da arbitragem. Basta digitar o nome do profissional para ter a relação completa de jogos. Há também a possibilidade de achar os árbitros e assistentes através da busca por campeonatos. Tudo simples e fácil!