Amapá - O Santos é um dos cinco clubes que disputaram todas as três edições da Copa Verde. Esta experiência, contudo, em nada tem ajudado o representante do Amapá. Na edição 2016, o Santos estreou com animado empate, por 3 a 3, diante do Nacional, no Estádio Zerão, em Macapá. Apesar da chuva de gols, o Peixe da Amazônia segue sem triunfar no torneio regional.
O mesmo cenário foi visto na temporada passada. Em 2015, porém, o Santos abriu as oitavas de final diante da torcida e com empate, por 1 a 1, ante o Paysandu. Em Belém, contudo, o Papão fez 2 a 0 e avançou. Agora, o Santos vive a mesma situação após o empate, por 3 a 3, com o Nacional.
O clube necessita de uma vitória simples para fazer história na Copa Verde. Mas para isso, o Peixe terá que conseguir seu primeiro triunfo como visitante e no torneio. O jogo de volta das oitavas de final será na quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Colina, em Manaus. O classificado deste confronto pegará o vencedor de Remo e Náutico. No duelo de ida, os paraenses fizeram 3 a 1 nos roraimenses.
No mais...
Regulamento:
Nas oitavas serão 16 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. A competição será toda disputada em mata-mata, com jogos de ida e volta. Os critérios de desempate serão: pontos, saldo de gols, gols no campo adversário e pênaltis.
O campeão do torneio garantirá vaga na Copa Sul-Americana 2017, exceto se estiver participando da Copa do Brasil de 2017 e venha a se classificar para as oitavas de final, cujas datas são conflitantes. Neste caso, a vaga na Copa Sul-Americana passará para o clube vice-campeão da Copa Verde de 2016 e assim sucessivamente, se o impasse persistir.
Confira os jogos do Santos nas três edições da Copa Verde:
2014
Princesa do Solimões-AM 1 x 0 Santos
Santos 2 x 2 Princesa do Solimões-AM
2015
Santos 1 x 1 Paysandu-PA
Paysandu-PA 2 x 0 Santos
2016
Santos 3 x 3 Nacional-AM