São Paulo - A temporada do futebol brasileiro está apenas no começo, mas ainda assim já registra números assustadores. Segundo levantamento do Sr. Goool, o futebol nacional - entre 23 Estaduais de 1ª divisão e as Séries A2 e A3 do Paulista - contabiliza nada menos do que 148 clubes com média de público inferior a mil pagantes. Entre a centena de clubes há, inclusive, representantes das Séries B e C do Brasileirão.
Eco nos estádios!
De volta aos clubes das Séries B e C com média inferior a mil pagantes, o Cuiabá é o atual campeão mato-grossense e faz campanha de destaque no Estadual, mas mesmo assim sua média é irrelevante, de 356 torcedores. Assim como o Dourado, o Mogi Mirim estará na Série C. O clube paulista é dono de uma média bem modesta, de 587 fanáticos. Da Série B há o Luverdense com média de 696 torcedores.
Entre os 148 clubes com média inferior a mil testemunhas há inúmeros xarás. O Cruzeiro, por exemplo, tem seus xarás do Distrito federal (122) e do Rio Grande do Sul (231) como arquibancadas vazias. O Vitória vê o xará pernambucano atuar com espaço de sobra no estádio (213), assim como o de Vitória da Conquista (693). Há ainda o Vasco, do Acre, com média de 235 pagantes. E o que falar do Flamengo paulista (415) e do piauiense (720)? Todos com eco no estádio.
Do outro lado do ranking, o Corinthians segue na liderança isolada com média de 31.600 pagantes. O Timão é o único a superar a marca de 30 mil fãs. O rival Palmeiras, por sua vez, ocupa a vice-liderança com média de 24.957 alviverdes. Já o Grêmio completa o Top 3 (22.426). Nenhum outro clube brasileiro ultrapassa a marca de 20 mil apaixonados na temporada.