Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 15 de março de 2016 às 10:49

Futebol brasileiro registra 148 clubes com média inferior a mil pagantes na temporada

Entre a centena de clubes há, inclusive, representantes das Séries B e C do Brasileirão

da Redação -

São Paulo - A temporada do futebol brasileiro está apenas no começo, mas ainda assim já registra números assustadores. Segundo levantamento do Sr. Goool, o futebol nacional - entre 23 Estaduais de 1ª divisão e as Séries A2 e A3 do Paulista - contabiliza nada menos do que 148 clubes com média de público inferior a mil pagantes. Entre a centena de clubes há, inclusive, representantes das Séries B e C do Brasileirão.

 Estes são os dez piores clubes do futebol brasileiro em 2016 no quesito média de público pagante!Sr. GooolEstes são os dez piores clubes do futebol brasileiro em 2016 no quesito média de público pagante!
A pior situação é do Guaratinguetá. Um dos representantes de São Paulo na Série C, o Guará disputa a Série A2 (equivalente a 2ª divisão) e, tendo que jogar em outras cidades, amarga público de apenas 57 testemunhas. O Tricolor só supera o lanterna Atibaia que também não pode jogar em seu reduto. O Atibaia, clube da Série A3, ostenta média de 43 testemunhas.

Ao todo, quatro clubes não conseguem superar nem mesmo os 100 pagantes. Ao contrário dos dois já citados, Aquidauanense e Caiçara disputam a elite dos seus estaduais. O clube sul-mato-grossense apresenta média de 58 fãs, enquanto o Caiçara, do Piauí, tem média de 70 apaixonados.

Eco nos estádios!
De volta aos clubes das Séries B e C com média inferior a mil pagantes, o Cuiabá é o atual campeão mato-grossense e faz campanha de destaque no Estadual, mas mesmo assim sua média é irrelevante, de 356 torcedores. Assim como o Dourado, o Mogi Mirim estará na Série C. O clube paulista é dono de uma média bem modesta, de 587 fanáticos. Da Série B há o Luverdense com média de 696 torcedores.

Entre os 148 clubes com média inferior a mil testemunhas há inúmeros xarás. O Cruzeiro, por exemplo, tem seus xarás do Distrito federal (122) e do Rio Grande do Sul (231) como arquibancadas vazias. O Vitória vê o xará pernambucano atuar com espaço de sobra no estádio (213), assim como o de Vitória da Conquista (693). Há ainda o Vasco, do Acre, com média de 235 pagantes. E o que falar do Flamengo paulista (415) e do piauiense (720)? Todos com eco no estádio.

Do outro lado do ranking, o Corinthians segue na liderança isolada com média de 31.600 pagantes. O Timão é o único a superar a marca de 30 mil fãs. O rival Palmeiras, por sua vez, ocupa a vice-liderança com média de 24.957 alviverdes. Já o Grêmio completa o Top 3 (22.426). Nenhum outro clube brasileiro ultrapassa a marca de 20 mil apaixonados na temporada.