São Paulo - O Atlético Nacional é a grande sensação da Libertadores. Na noite desta terça-feira, os colombianos voltaram a vencer o Peñarol, desta vez no Uruguai e por 4 a 0, e se classificaram às oitavas de final do torneio sul-americano. Com aproveitamento de 100% no Grupo 4, o Atlético Nacional é o primeiro clube a carimbar o passaporte na Libertadores 2016.
O Atlético Nacional, após ter enfrentado Millonarios, Deportivo Quito e Emelec, eliminaria Racing, o rival Millonarios, Danúbio e o vice-campeão Olímpia. Na final, os colombianos perderam o primeiro jogo, por 2 a 0, no Paraguai, mas devolveram o mesmo placar na Colômbia. O título só foi conquistado nos pênaltis (5 a 4).
Outra final!
Na campanha atual são quatro vitórias em quatro jogos (duas em casa e duas fora), além de 11 gols a favor (melhor ataque) e nenhum contra (melhor defesa). Antes de bater duas vezes o Peñarol, o Atlético Nacional também superou o Huracán (2 a 0), na Argentina, e o Sporting Cristal (3 a 0), em casa.
No ano passado, como comparação, o Atlético Nacional fez cinco pontos nos quatro primeiros jogos. Foram dois empates, uma vitória e uma derrota. Os colombianos se classificaram na liderança do grupo com aproveitamento de 61,1%. A queda aconteceu logo nas oitavas de final perante o Emelec.
Apesar de classificado em 2016, o Atlético Nacional segue atrás de pontos por causa da busca pela melhor campanha. O líder geral enfrentará o pior 2º colocado. O próximo desafio acontecerá apenas em 12 de abril ante o Sporting Cristal, em Lima, às 21h45 (horário de Brasília), pela 5ª e penúltima rodada do Grupo 4.