Portal Eventos
Notícias
Em 18 de março de 2016 às 16:31

Série D do Brasileirão terá pela quarta vez número diferente de clubes participantes

Última divisão nacional foi inchada pela CBF e passará a contar com 48 clubes em 2016

da Redação -

São Paulo - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta semana, anunciou um inchaço na edição 2016 da Série D do Campeonato Brasileiro. A última divisão nacional ganhará mais oito clubes e passará de 40 para 48 representantes dos 26 estados e do Distrito Federal. Esta será a quarta vez que a Série D terá número diferente de clubes participantes.

 Série D do Brasileirão ficará maior em 2016 com a inclusão de mais oito clubes na briga pelo título!Fernando Torres / CBFSérie D do Brasileirão ficará maior em 2016 com a inclusão de mais oito clubes na briga pelo título!
A Série D foi criada em 2009 para comportar 40 clubes. Isso até ocorreu em 2010, 2011, 2012, 2013 e 2015. Mas em outras duas edições, a CBF perdeu o controle e não conseguiu respeitar a própria ideia. No primeiro ano de Série D, aliás, não houve 40 clubes. O Acre, há sete anos, ficou fora da última divisão. O Juventus, campeão acreano, desistiu da competição, assim como os outros representantes do estado. Logo, a Série D começou com 39 clubes.

Em 2014, por sua vez, ocorreu o inverso. A CBF foi obrigada a fazer a Série D com 41 clubes. Devido a uma briga judicial entre Rio Branco e Treze, a entidade nacional rebaixou cinco clubes na Série C 2013, o que provocou o primeiro inchaço da última divisão do Brasileirão. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) obrigou a CBF a recolocar o Rio Branco na Série C, fato que ocasionou a degola de cinco clubes.

Inchou!
O aumento de clubes, agora, é bem maior e proposital. O Ranking Nacional das Federações de 2016 definiu os estados que ganharam vagas para a Série D 2016. Em 2016, São Paulo contará com quatro vagas, uma a mais do que Rio de Janeiro e Minas Gerais. Enquanto isso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pará terão duas vagas cada.

Os estados com um representante cada serão Mato Grosso, Maranhão, Paraíba, Distrito Federal, Amazonas, Sergipe, Acre, Piauí, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Tocantins, Amapá, Rondônia e Roraima. Somam-se a estas 44 vagas, os quatro rebaixados da Série C: Águia, Caxias, Icasa e Madureira.

Com 48 clubes, a Série D 2016 passará a ter 12 grupos com quatro clubes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos grupos na Primeira Fase, os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados avançarão à Segunda Fase. A partir da Segunda Fase, a competição será definida em mata-mata com jogos de ida e volta.