Ceará - O Icasa, em menos de um ano, colheu seu segundo rebaixamento no futebol brasileiro. Seis meses após cair para a última divisão do Campeonato Brasileiro, o Verdão do Cariri, neste domingo, amargou o descenso no Estadual Cearense. Derrotado, em casa, pelo Tiradentes, por 2 a 0, o clube de Juazeiro do Norte caiu para a Série B com duas rodadas de antecedência. Desta forma, o Icasa se torna o sexto clube - nas divisões do Brasileirão - a estar fora da elite estadual.
Hoje, o Icasa ocupa a lanterna do Quadrangular do Descenso sem pontuar. No geral, o Verdão do Cariri ostenta apenas uma vitória como mandante, dois empates como visitante e nove derrotas (cinco diante da torcida e quatro fora), além de dez gols a favor e 27 contra. O Icasa tem o menor número de vitórias, o maior número de derrotas e a pior defesa.
Na próxima quarta-feira, o Icasa cumprirá tabela contra o Itapipoca, às 15h30, pela 5ª e penúltima rodada do Quadrangular do Descenso do Campeonato Cearense.Lembra?
A queda do Icasa se torna ainda mais emblemática se voltarmos três anos. Em 2013, o Verdão do Cariri esteve a um ponto do acesso à Série A do Brasileirão. Naquela oportunidade, o clube cearense fez 59 pontos, mas viu o Figueirense, com 60, pegar a última vaga. A decepção do time do Padre Cícero foi tão grande que, na temporada seguinte, o Icasa foi degolado à Série C.
De 2009 para cá, este é o quinto rebaixamento do Icasa nas divisões estadual e nacional. O poço sem fundo alviverde teve início com a queda para a Série B do Cearense há sete anos. Nas divisões do Brasileirão, o Verdão do Cariri caiu para a Série C em 2012 e 2014 e, em 2015, desceu para a Série D. Caiu a (i)casa cearense!