São Paulo - A Copa Verde ainda não encerrou por completo as oitavas de final - faltam os dois jogos entre Fast Clube e Paysandu, além da partida de volta entre Rio Branco e Genus -, mas até aqui os dados das arquibancadas não são nada bons. Segundo levantamento do Sr. Goool, o torneio regional ostenta média modesta de 1.665 pagantes. Em 17 duelos, o público total sequer alcança a marca de 30 mil torcedores (26.639). Mas mesmo diante de números tão pequenos, a Copa Verde supera seis Estaduais que contam com clubes no torneio.
O Campeonato Brasiliense, por exemplo, tem média de apenas 851 pagantes. O Distrito Federal, diga-se de passagem, foi o primeiro campeão da Copa Verde. O Brasília derrotou o Paysandu na decisão. O segundo a dar a volta olímpica foi o Cuiabá. O Estadual do Mato Grosso, porém, também deixa a desejar nas arquibancadas. A média mato-grossense não passa de 719 apaixonados.Outro Estadual com representantes na Copa Verde, mas que naufraga fora das quatro linhas é o Sul-mato-grossense com média de 515 fãs. Pior faz o Capixaba com média inferior a 500 fanáticos (435). O Rondoniense, ainda no início da temporada, apresenta média de 417 torcedores. A pior marca, porém, é do Acreano com média de 353 testemunhas.
A Copa Verde, com seus 1.665 torcedores, está atrás apenas de dois Estaduais. O Campeonato Paraense se destaca nas arquibancadas e ostenta média de 4.302 pagantes. O Pará esteve nas duas decisões do torneio regional, mas não levou nenhum título. Já os representantes goianos estrearam nesta edição da Copa Verde. O Estadual de Goiás tem média de 3.832 fãs. Enquanto isso, os Estaduais do Amapá, Amazonas, Roraima e Tocantins ainda não colocaram a bola para rolar.
Em compensação, Aparecidense e Espírito Santo se enfrentaram diante de 77 testemunhas. Até mesmo um duelo futuro da Série B do Brasileirão não atraiu muitos olhares. Luverdense e Vila Nova ficaram frente a frente perante 406 gatos pingados. Em campo, pelo menos, os números são um pouco mais animadores.
O torneio que reúne clubes do Norte, Centro-Oeste e Sudeste soma 17 jogos com nove vitórias dos mandantes, três triunfos dos visitantes e cinco empates. Já são 44 gols, sendo 31 dos donos da casa e apenas 13 dos visitantes. Média alta de 2,59 tentos por partida. Para se ter uma ideia, a goleada, por 4 a 0, é um dos resultados mais repetidos da Copa Verde. A fase de quartas de final começará a ser disputada nesta semana.