São Paulo - A Copa do Brasil pode ser um dos torneios mais democráticos do país e colocar frente a frente clubes menores com aqueles de maior porte, mas o início da edição 2016 não agradou nada os torcedores. Segundo levantamento do Sr. Goool, os primeiros jogos do torneio nacional renderam média de apenas 2.794 testemunhas e público total inferior a 30 mil torcedores (27.939).
A média geral da Copa do Brasil supera apenas o início da Copa Verde com 1.665 pagantes. Em compensação, o torneio nacional fica atrás de outras duas competições regionais. A Copa do Nordeste apresenta média de 3.586 apaixonados, enquanto a Liga Sul-Minas-Rio é a grande sensação deste semestre com média de 11.836 fanáticos.
Para se ter uma ideia do baixo público inicial na Copa do Brasil, o duelo que envolveu clubes das Séries A e B do Brasileirão registrou apenas 3.819 fãs. O Brasil, de volta à Série B, empatou com o Atlético Paranaense, representante da Série A.
Enquanto isso, quatro jogos terminaram com público inferior a mil gatos pingados. O pior desempenho ocorreu no duelo entre Parauapebas e Londrina (368). O confronto entre Ypiranga, integrante da Série C, e Atlético Goianiense, clube da Série B, está entre os quatro piores públicos do torneio (972).Dentro de campo a Copa do Brasil também deixou a desejar. Em 11 partidas - duas vitórias dos mandantes, dois triunfos dos visitantes e sete empates - não houve nenhum clube que conseguiu eliminar o duelo de volta. Nas primeiras fases do torneio, o visitante que vencer por dois ou mais gols de diferença, se livra da partida da volta.
Gol, aliás, esteve em baixa neste início. Foram anotados apenas 16 tentos, sendo oito dos mandantes e oito dos visitantes. Média ínfima de 1,45 por duelo. O empate, por 1 a 1, foi o resultado mais repetido - quatro vezes. A Copa do Brasil voltará apenas em 5 de abril com outros jogos de ida da Primeira Fase e também com partidas da volta, conhecendo os primeiros classificados à Segunda Fase.