Pernambuco - O estado de Pernambuco foi o grande vencedor na Primeira Fase da Copa do Nordeste. Dos oito classificados às quartas de final, três são pernambucanos - recorde desde que o torneio voltou em 2013, segundo levantamento do Sr. Goool. A lista ainda conta com dois clubes cearenses e um da Paraíba, outro da Bahia e mais um de Alagoas.
Entre os pernambucanos, o Sport foi o único a se classificar na liderança. O Leão avançou no Grupo D que também contou com a classificação do Fortaleza. Enquanto isso, o Salgueiro passou de fase no Grupo A, atrás do Campinense - campeão da Copa do Nordeste em 2013. Já o Santa Cruz foi vice-líder do Grupo C. A 1ª colocação ficou com o bicampeão Bahia - único clube que venceu todos os seis jogos.Os Grupos B e E, por outro lado, classificaram apenas um clube. O CRB carimbou o passaporte na liderança do Grupo B, enquanto o atual campeão Ceará foi o melhor do Grupo E. Até a edição atual, a Primeira Fase da Copa do Nordeste havia sido palco para, no máximo, a classificação de dois clubes do mesmo estado. Pernambuco quebrou esta regra.
Desde que a Copa do Nordeste voltou, em 2013, Pernambuco e Ceará mostraram força na região. Os estados classificaram, às quartas de final, dois clubes cada nas três edições do torneio. Sem falar que os pernambucanos viram o título do Sport, em 2014, e os cearenses observaram a conquista inédita do Ceará no ano passado.
Em 2013, apesar da maioria ser de pernambucanos e cearenses, o título ficou com o paraibano Campinense. A Paraíba contava com apenas um representante nas quartas de final, assim como Rio Grande do Norte, Bahia e Alagoas. Em 2014, além das duplas pernambucanas, cearenses e alagoanas, houve a presença de um potiguar e um baiano. Por fim, em 2015, um clube paraibano e outro potiguar se juntaram aos dois representantes de Pernambuco, Ceará e Bahia.
O sorteio dos confrontos pelas quartas de final da Copa do Nordeste acontecerá nesta quinta-feira, às 15h15 (horário de Brasília), com cobertura total do Sr. Goool.
Campeões!
Cinco dos seis campeões disputaram a edição 2016 da Copa do Nordeste. A ausência é justamente do maior campeão do torneio. O Vitória, dono de quatro títulos, deixou a desejar no Campeonato Baiano e ficou sem a vaga. Sport (3), Bahia (2), Ceará (1), Campinense (1) e América de Natal (1), por outro lado, buscarão novas conquistas no torneio.
Regulamento!
No mata-mata, os jogos serão de ida e volta até definir o campeão da temporada. O vencedor terá vaga garantida na Copa Sul-americana 2016, mas não terá presença garantida na Copa do Nordeste de 2017.