Ceará - O Ceará, entre os oito clubes classificados às quartas de final da Copa do Nordeste, é o único que não estaria classificado em seu Estadual. Não pro acaso, o clube demitiu o técnico Lisca nesta segunda-feira. O Vozão até que foi bem na Primeira Fase, garantindo a liderança geral, mas na Segunda Fase amarga a lanterna do Grupo B2. É verdade, porém, que nada está perdido. O Ceará soma seis pontos, a mesma pontuação do vice-líder Guarany que leva vantagem no número de vitórias (2 a 1).
Por fim, o último confronto das quartas de final da Copa do Nordeste terá frente a frente Fortaleza e Bahia. O Leão do Pici lidera o Grupo B1 e tem a melhor campanha no geral da Segunda Fase. O Bahia, por sua vez, se classificou às semifinais do Estadual e, agora, desafiará o Fluminense de Feira.
Campeões!
Bahia, Campinense, Ceará - atual vencedor - e Sport são os campeões que seguem na briga por mais um título da Copa do Nordeste. Dos seis vencedores do torneio, o América de Natal foi eliminado na Primeira Fase, enquanto o Vitória não se classificou para a edição 2016.
A presença de quatro campeões nas quartas de final é o segundo melhor desempenho desde que o torneio voltou em 2013, segundo levantamento do Sr. Goool. A atual edição só fica atrás da temporada 2015. No ano passado, todos os vencedores estiveram no mata-mata. Explica-se: em 2015, o Ceará ainda não tinha sido campeão. Logo, América de Natal, Bahia, Campinense, Sport e Vitória eram os únicos laureados do torneio.
Em 2013, fato semelhante aconteceu nas quartas de final. O Campinense ainda daria a volta olímpica e, por isso, não faz parte da lista dos campeões de três anos atrás. Assim, só Sport e Vitória estiveram nas quartas de final. Pernambucanos e baianos, aliás, compareceram ao mata-mata também em 2014 ao lado do América de Natal. Das quatro edições analisadas pelo Sr. Goool, o Sport - segundo maior vencedor do torneio com três títulos, sendo o último em 2014 - garantiu presença no mata-mata em todas as temporadas.
Regulamento!
No mata-mata, os jogos serão de ida e volta até definir o campeão da temporada. O vencedor terá vaga garantida na Copa Sul-americana 2016, mas não terá presença garantida na Copa do Nordeste de 2017.