Mato Grosso - A Arena Pantanal, em Cuiabá, cumpriu à risca o que todos imaginavam. O estádio mato-grossense virou um grande Elefante Branco na capital do estado. Para se ter uma ideia de como ninguém liga para este monumento, a partida entre Operário e Araguaia recebeu a presença de 12 testemunhas na última rodada da Primeira Fase do Campeonato Mato-grossense. O jogo ocorreu em 19 de março, mas a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) só divulgou o borderô na última quinta-feira.
Esta, porém, é apenas a ponta do problema. A Arena Pantanal é o estádio que mais recebe jogos no Estadual do Mato Grosso, mas o mesmo não é visto com a presença de torcedores. Foram 22 partidas, sendo uma com portões fechados e oito com rodadas duplas. A média de um dos estádios da Copa do Mundo, contudo, é de só 620 pagantes, a sexta melhor marca do Estadual. Em 13 jogos, sem contar aquele de portões fechados e sem duplicar aqueles de rodadas duplas, o público total sequer chega a dez mil fãs (8.066).
Estádios sem o quilate da Arena Pantanal, por outro lado, superam a média de mil pagantes. O Geraldão, por exemplo, recebeu cinco duelos e apresenta média de 1.284 torcedores. Enquanto isso, o Gigante do Norte contabilizou seis confrontos e ostenta média de 1.273 apaixonados. E tem mais! Os três piores públicos do Mato-grossense aconteceram na Arena Pantanal.Além do já mencionado jogo de 12 gatos pingados, o Operário enfrentou o União perante 140 pagantes. Enquanto isso, Mixto e Poconé se enfrentaram para 159 fanáticos. Enquanto isso, o maior público da Arena Pantanal ocorreu na 1ª rodada. CEOV e Mixto e Dom Bosco e Cuiabá fizeram rodada dupla e atraíram 2.068 pagantes. Este é o terceiro melhor público do Estadual do Mato Grosso.
No geral, o Campeonato Mato-grossense tem média de apenas 776 testemunhas. O Cacerense lidera o ranking com média de 1.284 fãs. O Sinop aparece na vice-liderança com 1.273 torcedores. A grande decepção é o Cuiabá, um dos clubes que utiliza a Arena Pantanal. O representante do estado na Série C do Brasileirão amarga a penúltima colocação com média insignificante de 482 torcedores. O Dourado supera apenas o lanterna Poconé (280).