São Paulo - O Rio Claro, ao ser atropelado pelo Palmeiras, por 3 a 0, na última quinta-feira, se tornou o primeiro clube rebaixado à Série A2 do Campeonato Paulista (equivalente a 2ª divisão). Para piorar o drama do Galo Azul, o clube ainda poderá fazer sua pior campanha na elite do Estadual, segundo levantamento do Sr. Goool.
Apesar de ser um clube centenário - foi fundado em 9 de maio de 1909 -, o Rio Claro Futebol Clube chegou à Série A1 do Paulistão apenas em 2007. O rebaixamento aconteceu logo em 2008, quando o Galo ficou na última colocação com aproveitamento de apenas 22,8%. Se tropeçar nas últimas duas rodadas de 2016, o Rio Claro poderá superar o desempenho de 2008 e terminar o Paulistão com sua pior campanha.
Há oito anos, o clube de Rio Claro se despediu do Estadual com três triunfos, quatro empates e 12 derrotas. Naquela época, cada clube realizava 19 partidas, quatro a mais do que a temporada atual. Já em 2010, em seu segundo rebaixamento, o Rio Claro caiu com aproveitamento de 33,3%. Foram cinco vitórias, quatro empates e dez derrotas. Há seis anos, a queda aconteceu na 17ª colocação.
Para evitar um desastre maior, o Galo voltará a campo no próximo domingo, às 18h30, para desafiar o Novorizontino no Estádio Jorge Biase, em Novo Horizonte, pela 14ª e penúltima rodada do Paulistão.