Portal Eventos
Pernambucano Série A1
Em 04 de abril de 2016 às 17:00

No primeiro ano sem o Todos com a Nota, Pernambucano fracassa nas arquibancadas

Média de público pagante da atual temporada caiu 27,3% em relação ao pico de 2014

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Pernambuco - O Campeonato Pernambucano, nos últimos anos, se destacou por estar entre os Estaduais com as melhores médias de público do país. Os clubes também lotaram as arquibancadas. O Santa Cruz, por exemplo, chegou a ter a melhor marca de todo o Brasil, mesmo estando na Série D do Brasileirão. Mas o estado de Pernambuco deixou de viver o sonho e voltou para a realidade com o término do Todos com a Nota, programa em que os torcedores trocavam notas fiscais por ingressos. Não por acaso, o Pernambucano 2016 é um fracasso de público em relação aos últimos anos, segundo levantamento do Sr. Goool.

Hoje, o Estadual de Pernambuco ostenta média modesta de 1.675 pagantes e público total de apenas 125.601 torcedores. O Sr. Goool, obviamente, considera a competição como um todo - Primeira Fase, Hexagonal da Permanência, Hexagonal do Título e mata-mata. Há quem exclua as primeiras fases no levantamento dos dados. Seria a mesma coisa que pegar outro Estadual e contabilizar apenas a média da fase final. Ou excluir o público de jogos sem os chamados grandes. Esquecem que o regulamento é um só, para uma só competição.

Dito isso, a média da edição 2016 é a menor dos últimos anos. Na verdade, a marca da atual temporada caiu 27,3% em relação ao pico de 2014. Há dois anos, o Campeonato Pernambucano foi encerrado com 6.134 apaixonados. Naquela época, o programa Todos com a Nota ainda estava em vigor. O mesmo aconteceu em 2015, que terminou com média de 4.425 torcedores. Já em 2013, a marca do Estadual chegou a 5.339 fãs.

 Todos com a Nota morreu e levou embora boa parte do público no futebol pernambucano!Montagem / Sr. GooolTodos com a Nota morreu e levou embora boa parte do público no futebol pernambucano!
Queda dos clubes!
Em todas estas oportunidades analisadas pelo Sr. Goool, o Pernambucano 2016 está léguas de distância - justamente no primeiro ano sem o Todos com a Nota. Até mesmo os clubes, individualmente, sentem a falta do torcedor. Para se ter uma ideia, nenhum clube apresenta média superior a dez mil pagantes nesta temporada. Fato que não aconteceu nos anos anteriores.

O Santa Cruz, em 2016, lidera com média de 7.170 tricolores. Como comparação, o mesmo Santinha terminou no topo em 2015 com média de quase 20 mil pagantes (19.378). O Sport ocupa a vice-liderança com média de 7.001 fanáticos. Em 2014, o Leão da Ilha foi o líder de público com mais de 15 mil torcedores (15.640). O Náutico faz ainda pior. A média de público do Timbu sequer chega a cinco mil espectadores (4.633). A melhor marca do Náutico foi vista em 2014 (11.774).

A falta do Todos com a Nota não interfere apenas na média geral do Campeonato Pernambucano ou no amor dos torcedores dos clubes grandes. Os pequenos também sofrem. De 2013 a 2015, apenas o América - no ano passado - terminou o Estadual com média inferior a mil testemunhas (545). Hoje, a situação é outra e dura. Nada menos do que sete dos 12 clubes ostentam média inferior a mil pagantes. Esta é a nova realidade do futebol de Pernambuco!