Portal Eventos
Copa do Nordeste
Em 04 de abril de 2016 às 02:50

Rivais nas semifinais, Bahia leva ampla vantagem sobre Santa Cruz na Copa do Nordeste

Contando os dois jogos de 2016, Tricolores já se enfrentaram em oito oportunidades no torneio

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Bahia - Bahia e Santa Cruz farão uma das semifinais da Copa do Nordeste. O outro duelo será entre Sport e Campinense. O confronto de tricolores, contudo, não é nenhuma novidade no torneio regional. Baianos e pernambucanos se conhecem bem, como mostrará o Sr. Goool nesta segunda-feira. Donos de torcidas apaixonadas, os rivais já ficaram frente a frente em oito oportunidades na Copa do Nordeste.

 Invicto e atrás do terceiro título, Bahia voltará a enfrentar o Santa Cruz na Copa do Nordeste!Felipe Oliveira / BahiaInvicto e atrás do terceiro título, Bahia voltará a enfrentar o Santa Cruz na Copa do Nordeste!
A vantagem é do Bahia e com folga. Nestas oito partidas contra o Santa Cruz, o Tricolor venceu cinco vezes e marcou 12 gols. O Santinha, por sua vez, obteve dois triunfos e balançou as redes em oito oportunidades. Ainda houve um empate. Sem falar que o Bahia venceu o único duelo de mata-mata entre os dois clubes no torneio regional.

Em partida única, o Bahia meteu 2 a 1 no Santa Cruz durante as quartas de final de 1994. Este, aliás, foi o primeiro embate entre os Tricolores na competição. Todos os outros jogos aconteceram na Primeira Fase, inclusive, na atual edição da Copa do Nordeste. E novamente deu Bahia. O Esquadrão fez 1 a 0 em casa e fora.

O Bahia, por sinal, está invicto no torneio. Até o empate, por 1 a 1, ante o Fortaleza, no último domingo, o Tricolor ostentava 100%. Agora, o Bahia tem aproveitamento de 91,7%. São sete vitórias (três em casa e quatro fora) e um empate como mandante, além de 15 gols a favor e só quatro contra. O Bahia apresenta o maior número de vitórias, o menor número de derrotas e a melhor defesa da Copa do Nordeste.

O Santa Cruz, por sua vez, chegou às semifinais com aproveitamento de 66,7%. O Santinha, algoz do atual campeão Ceará, soma cinco vitórias (duas em casa e três fora), um empate como mandante e duas derrotas (uma diante da torcida e outra fora), além de dez tentos a favor e cinco contra.

Bicampeão em 2001 e 2002, o Bahia tentará seu terceiro título, enquanto o Santa Cruz buscará a primeira volta olímpica. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda definirá as datas e horários dos duelos. Os jogos acontecerão nas semanas de 14 e 17 de abril.

Campeões!
O Vitória, com quatro títulos, é o maior vencedor da Copa do Nordeste. O Sport contabiliza três conquistas, enquanto o Bahia já deu duas voltas olímpicas. Ceará - atual campeão -, Campinense e América de Natal têm um título cada no torneio regional.

Regulamento!
No mata-mata, os jogos serão de ida e volta até definir o campeão da temporada. O vencedor terá vaga garantida na Copa Sul-americana 2016, mas não terá presença garantida na Copa do Nordeste de 2017.

Confira os jogos entre Bahia e Santa Cruz na Copa do Nordeste:

Quartas de final (1994)

Santa Cruz 1 x 2 Bahia

Primeira Fase (2001)

Santa Cruz 3 x 0 Bahia

Primeira Fase (2002)

Bahia 2 x 0 Santa Cruz

Primeira Fase (2010)

Bahia 4 x 1 Santa Cruz

Primeira Fase (2014)

Bahia 1 x 1 Santa Cruz
Santa Cruz 2 x 1 Bahia

Primeira Fase (2016)

Bahia 1 x 0 Santo Cruz
Santa Cruz 0 x 1 Bahia