São Paulo - O calabouço dos Campeonatos Estaduais 2016 está aberto e já engoliu 27 clubes em apenas quatro meses. O buraco, porém, está longe de estar cheio. Muitos outros clubes ainda amargarão o descenso nos próximos dias. Os Campeonatos Gaúcho e Paulista, até aqui, são as competição que mais rebaixaram clubes: três cada.
As primeiras quedas, contudo, aconteceram em Pernambuco. Porto e Pesqueira foram os primeiros clubes a chorarem o rebaixamento na temporada 2016. No Nordeste, aliás, já há dez descensos. O Pendense, nesta quarta-feira, se juntou ao Ipanema e também foi degolado no Alagoano.
No Sudeste, por enquanto, só caíram os três paulistas e dois capixabas (Estrela do Norte e Capixaba). No Centro-Oeste, por sua vez, há seis rebaixados. No Mato-grossense o Poconé caiu em campo, enquanto o Rondonópolis desistiu do Estadual antes da bola rolar e foi rebaixado pela Federação Mato-grossense de Futebol (FMF).
Há ainda uma queda no Norte, o Amax desceu de divisão no Acreano no último final de semana, enquanto o Sul tem os descensos dos gaúchos e da dupla paranaense. O Operário, por sinal, deu vexame ao cair um ano depois do inédito título. Além do Fantasma, o Maringá também desceu. O Sr. Goool acompanha todos os Estaduais com tabela, classificação interativa, ranking de público, simulador e estatísticas.
Confira os clubes que já foram rebaixados pelos Estaduais 2016:
Acreano (Amax)
Alagoano (Penedense e Ipanema)
Baiano (Colo Colo e Feirense)
Brasiliense (Planaltina e Cruzeiro)
Capixaba (Estrela do Norte e Capixaba)
Cearense (Quixadá e Icasa)
Gaúcho (Glória, Lajeadense e Aimoré)
Maranhense (São José)
Mato-grossense (Poconé e Rondonópolis)
Paranaense (Operário e Maringá)
Paulista (Oeste, Capivariano e Rio Claro)
Pernambucano (Porto e Pesqueira)
Potiguar (Palmeira)
Sul-mato-grossense (Misto e Aquidauanense)