Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 10 de abril de 2016 às 02:32

Olímpia mantém a regra na Libertadores e se torna o 22º campeão a cair na fase de grupos

Dois brasileiros já foram eliminados na Segunda Fase; Recordista, porém, é o Colo-Colo

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Libertadores, desde quando adotou o atual formato em 2005, tem sido cruel com os campeões. Segundo levantamento do Sr. Goool, 22 vencedores do torneio mais importante da América do Sul foram eliminados ainda na fase de grupos. O Olímpia, campeão em 1979, 1990 e 2002, manteve a tradição e caiu logo na Segunda Fase da edição 2016. O clube paraguaio, que teve o mesmo destino em 2012, é o lanterna do Grupo 7 com apenas quatro pontos em cinco jogos e já não pode mais alcançar os classificados Pumas - líder com 12 pontos - e Deportivo Táchira - vice-líder com nove.

 Olímpia foi o primeiro campeão, em 2016, a ser eliminado na fase de grupos da Libertadores!Olímpia / Site OficialOlímpia foi o primeiro campeão, em 2016, a ser eliminado na fase de grupos da Libertadores!
O Olímpia, porém, não será o único campeão a ser eliminado na fase de grupos da atual Libertadores. No Grupo 1, o atual campeão River Plate e o São Paulo podem ficar de fora. O clube brasileiro está em pior situação do que o líder hermano. No Grupo 2, o Palmeiras precisa de um milagre. O mesmo acontece com o lanterna Peñarol no Grupo 4.

O Colo-Colo, no Grupo 5, é outro que pode ficar de fora do mata-mata. Já no Grupo 6 é certo que dois campeões serão eliminados. A primeira vaga do grupo ficou com o mexicano Toluca, enquanto os campeões Grêmio, LDU e San Lorenzo lutarão pela segunda vaga. Nestes 11 anos, apenas em 2006 não houve campeões pelo meio do caminho.

Mais quedas!
Em compensação, o recorde registrado foi em 2012. Há quatro anos, Flamengo, Nacional-URU, Olímpia-PAR e Peñarol-URU não passaram da fase de grupos. O Flamengo, aliás, é um dos dois brasileiros que já caíram na Segunda Fase. O Mengo também foi eliminado em 2014. O outro brasuca que realizou apenas os seis jogos iniciais foi o Internacional.

O Colorado conseguiu cair na fase de grupos em 2007, um ano após seu primeiro título na Libertadores. O mesmo aconteceu em 2009 com a LDU, campeã em 2008. O recordista de quedas na fase de grupos, contudo, é o Colo-Colo. Os chilenos já foram eliminados na Segunda Fase em cinco oportunidades, uma a mais do que o Nacional, do Uruguai.

O Sr. Goool só considerou campeões que, naquele ano, já haviam dado a volta olímpica. Em 2005 e 2009, por exemplo, o San Lorenzo caiu na Segunda Fase, mas o clube hermano - naquelas oportunidades - ainda não havia ganho seu título. Feito obtido em 2014. O mesmo aconteceu com a LDU, em 2007. Os equatorianos venceram o torneio na temporada seguinte.

Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.

Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.

Confira os campeões eliminados na fase de grupos da Libertadores desde 2005:

2005

Nacional-URU

2007

Internacional e River Plate-ARG

2008

Colo-Colo-CHI

2009

Colo-Colo-CHI, LDU-EQU e River Plate-ARG

2010

Colo-Colo-CHI

2011

Colo-Colo-CHI, Independiente-ARG e Nacional-URU

2012

Flamengo, Nacional-URU, Olímpia-PAR e Peñarol-URU

2013

Peñarol-URU

2014

Flamengo, Nacional-URU e Peñarol-URU

2015

Colo-Colo-CHI e San Lorenzo-ARG

2016

Olímpia-PAR