São Paulo - Para 17 clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, o Estadual já é passado. Estes clubes foram eliminados ou até mesmo rebaixados na primeira competição do ano. Boa Esporte, Mogi Mirim, Oeste e Guaratinguetá não só se despediram mais cedo dos Estaduais como ainda amargaram o descenso. A pior situação é do Guará que já estava na Série A3 Paulista (equivalente a 3ª divisão) e foi rebaixado para o último escalão de São Paulo.
Ainda em Santa Catarina e na Série B do Brasileirão, o Criciúma não corre risco de descenso, mas foi eliminado mais cedo do Estadual. Surpresa também no Cearense. O Ceará conseguiu ser eliminado ainda na Segunda Fase, antes do mata-mata. Cenário semelhante foi visto no Estadual Mineiro com o adeus de Tupi, clube da Série B, e Tombense, da Série C.
A Ponte Preta, por sua vez, é o único clube da Série A nesta lista. A Macaca não conseguiu avançar para o mata-mata do Paulistão. O Botafogo, de volta à Série C, também ficou pelo caminho no Estadual de São Paulo. Na Série A2, Guarani e Portuguesa, outros paulistas na Série C, ficaram sem o mata-mata e sem o acesso.
Já o Macaé, fora da briga pelo título e na fase em que se luta contra o descenso, está na briga pelas semifinais da Taça Rio. No Pará, o Remo chegou a ser vice-campeão do 1º turno, mas foi eliminado no returno e não tem mais chances de brigar pelo título. Por fim, Brasil e Londrina deixaram, respectivamente, o Gauchão e o Paranaense, nas quartas de final. Eliminados, mas como mais tempo até as estreias nas Séries A, B e C do Brasileirão. Vai adiantar?