São Paulo - Shakhtar Donetsk, Villarreal, Liverpool e o atual bicampeão Sevilla já conhecem o penúltimo rival antes da briga pelo título da UEFA Europa League. Nesta sexta-feira, a UEFA fez o sorteio dos confrontos das semifinais. Os duelos de ida acontecerão em 28 de abril, enquanto a volta será realizada em 5 de maio. A grande decisão será realizada em 18 de maio em Basel, na Suíça. Entre os quatro clubes na briga, o ucraniano Shakhtar Donetsk é aquele com o melhor aproveitamento, enquanto o Sevilla tem o pior desempenho.
E as semifinais terão justamente o confronto entre a melhor campanha do Shakhtar Donetsk contra a pior campanha do Sevilla. Os espanhóis poderão decidir a vaga em casa. O mesmo acontecerá com o Liverpool no duelo ante o Villarreal. O vencedor do confronto entre espanhóis e ingleses, aliás, será o "mandante" na final da UEL.
Shakhtar Donetsk | x | Sevilla |
Villarreal | x | Liverpool |
O Shakhtar Donetsk não só ostenta o melhor aproveitamento das semifinais (88,9%), como ainda tem 100% como visitante. Invictos, os ucranianos conseguiram cinco triunfos (dois em casa e três fora) e um empate como mandante. O Shakhtar Donetsk chegou à UEL após ser eliminado na UEFA Champions League.
Com desempenho perfeito em casa, o Villarreal apresenta aproveitamento geral de 75%. O clube espanhol aparece com oito vitórias (seis em casa e duas fora), três empates como visitante e uma derrota longe da torcida, além de 22 gols a favor e dez contra.
Campeões!
O Sevilla - atual bicampeão - assumiu a liderança do ranking de títulos com quatro conquistas. Valencia, Liverpool, Internazionale, Juventus e Barcelona ficaram com três títulos cada. Atlético de Madrid, Porto, Feyenoord, Parma, IFK Göteborg, Real Madrid, Tottenham, Borussia Mönchengladbach e Leeds United aparecem logo atrás com duas conquistadas cada.
A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma e Chelsea.
Os títulos por países tem a Espanha na frente com 15 conquistas, contra 11 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.