São Paulo - A Primeira Fase da Copa do Brasil, segundo levantamento do Sr. Goool, já fez cinco vítimas das Séries B e C do Campeonato Brasileiro. Atlético Goianiense, Brasil, Náutico, Salgueiro e Tombense não conseguiram superar o obstáculo inicial do torneio nacional. Destes cinco clubes, três são do segundo escalão nacional e dois do terceiro escalão.
Situação parecida viveu o Náutico. Representante pernambucano na Série B, o Timbu foi despachado pelo baiano Vitória da Conquista, fora das Séries A, B e C. Já o Atlético Goianiense foi eliminado, em casa, pelo Ypiranga que obteve o acesso na Série D 2015. Por fim, o Brasil deixou o torneio nacional diante do Atlético Paranaense.
A Copa do Brasil ainda tem 19 clubes das Séries A, B e C do Brasileirão que precisaram do jogo de volta na Primeira Fase. De todos estes clubes, três serão eliminados, uma vez que fazem confronto direito com algum rival das três principais divisões nacionais.
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com seis conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Regulamento:
Com 86 clubes, a Copa do Brasil é disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores.
Neste ano, o gol fora de casa na final da Copa do Brasil não fará diferença. Em caso de empate na pontuação, a decisão será nos pênaltis.
Os clubes da Libertadores, Atlético Mineiro, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e São Paulo entrarão no torneio a partir das oitavas de final, assim como o Internacional - melhor colocado no Brasileirão - abaixo dos clubes da Libertadores.