Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 17 de abril de 2016 às 02:44

Confronto direto definirá segundo classificado no grupo do Corinthians na Libertadores

Santa Fe precisa apenas de um empate, enquanto Cerro Porteño joga por uma vitória simples em casa

da Redação -

São Paulo - Santa Fe e Cerro Porteño tentarão, na próxima quarta-feira, se juntarem aos 11 classificados às oitavas de final da Libertadores. Colombianos e paraguaios farão confronto direto no Grupo 8 que já tem o líder Corinthians classificado. Restam cinco vagas para as oitavas de final e nove clubes seguem na briga. Desde o último sábado, o Sr. Goool tem mostrado os cenários dos Grupos 1, 3, 4 e 8 que contam com clubes na briga pelo mata-mata. A análise, através do Simulador Sr. Goool, chega ao Grupo 8.

Vice-líder com oito pontos, o Santa Fe depende apenas de suas próprias forças. Um empate em Assunção garantirá o atual campeão da Copa Sul-americana nas oitavas de final da Libertadores. Ao Cerro Porteño, 3º colocado com sete pontos, só a vitória interessa. Um triunfo colocará os paraguaios na próxima etapa do torneio mais importante da América do Sul.

O Cerro Porteño, como mandante, ostenta aproveitamento de 100%. Os paraguaios, em casa, venceram Cobresal (2 a 1) e Corinthians (3 a 2). Enquanto isso, o Santa Fe ostenta aproveitamento de 66,7% como visitante. Fora de casa, os colombianos - que disputaram a Primeira Fase da Libertadores - têm vitórias sobre Oriente Petrolero (3 a 0) e Cobresal (3 a 0) e empates ante Cerro (0 a 0) e contra o Corinthians (1 a 1).

 Cerro Porteño aposta no aproveitamento perfeito em casa para se classificar às oitavas de final da Libertadores!Cerro Porteño / Site OficialCerro Porteño aposta no aproveitamento perfeito em casa para se classificar às oitavas de final da Libertadores!
Ainda no Grupo 8, o Corinthians garantirá a liderança com um simples empate ante o Cobresal, desde que o Santa Fe não vença a partida. Em caso de derrota, o Timão torcerá por empate entre Cero e Santa Fe ou um triunfo do Cerro Porteño, mas desde que os paraguaios não tirem a vantagem no saldo de gols.

Se Santa Fe e Cerro Porteño ainda brigam pela vaga, Rosário Central-ARG, Nacional-URU, Boca Juniors-ARG, Atlético Nacional-COL, Atlético Mineiro, Independiente-EQU, Toluca-MEX, Grêmio, Pumas-MEX, Deportivo Táchira-VEN e Corinthians já avançaram às oitavas de final. As últimas vagas serão definidas na próxima semana.

Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.

Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.