São Paulo - A Libertadores encerrará a fase de grupos neste meio de semana. Levando em conta o aproveitamento atual, afinal nem todos os clubes têm seis jogos, o Sr. Goool trará neste domingo os confrontos que se desenham nas oitavas de final. Hoje, o Corinthians - líder do Grupo 8 - enfrentaria o Grêmio - vice-líder do Grupo 6. O Timão, com aproveitamento de 66,7%, é apenas o quinto melhor líder da Segunda Fase.
Uma posição acima está o Atlético Mineiro que já realizou todas as suas seis partidas na fase de grupos. Com aproveitamento de 72,2% no Grupo 5, o Galo pegaria o Santa Fe que ainda lutará contra o Cerro Porteño pela segunda vaga no Grupo 8. No atual momento, Grêmio e Santa Fe estão empatados até no saldo de gols (3). A diferença está no número de tentos marcados, melhor para os brasileiros (9 a 6).O São Paulo, por sua vez, enfrentaria o Boca Juniors. O Tricolor paulista ainda briga por sua vaga no Grupo 1, enquanto os hermanos, por enquanto, têm a segunda pior campanha entre os líderes. O pior desempenho é do atual campeão River Plate. Líder do Grupo 1, o River Plate, hoje, estaria classificado com aproveitamento de 53,3% - o mesmo de Santa Fe, Grêmio, Racing e São Paulo, todos na vice-liderança.
Os Millonarios, aliás, teriam desempenho inferior até em relação a seu adversário nas oitavas de final. O Independiente seria o melhor 2º colocado. Os equatorianos se classificaram no Grupo 5, o mesmo do Atlético Mineiro, com aproveitamento de 61,1%. O destaque da Segunda Fase, contudo, é o Atlético Nacional. Com 100%, os colombianos - hoje - enfrentariam o Huracán que é do mesmo Grupo 4. O Huracán ainda brigará pela vaga com o Sporting Cristal.
Por enquanto, Rosário Central-ARG, Nacional-URU, Boca Juniors-ARG, Atlético Nacional-COL, Atlético Mineiro, Independiente-EQU, Toluca-MEX, Grêmio, Pumas-MEX, Deportivo Táchira-VEN e Corinthians já avançaram às oitavas de final. Restam cinco vagas para as oitavas de final e nove clubes seguem na briga. As últimas vagas serão definidas nesta semana.
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Regulamento:
Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final.
MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.
Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.
Confira como estariam, hoje, os confrontos das oitavas de final da Libertadores:
1 - Atlético Nacional (100%) x Huracán (46,7%)
2 - Toluca (86,7%) x Deportivo Táchira (50%) 5 gols negativos
3 - Pumas (83,3%) x Nacional (50%) 0 gols
4 - Atlético Mineiro (72,2%) x Santa Fe (53,3%) 3 gols e 6 marcados
5 - Corinthians (66,7%) x Grêmio (53,3%) 3 gols e 9 marcados
6 - Rosário Central (61,1%) x Racing (53,3%) 4 gols
7 - Boca Juniors (60%) x São Paulo (53,3%) 6 gols
8 - River Plate (53,3%) 9 gols x Independiente (61,1%)