Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores Masculino
Em 23 de abril de 2016 às 16:21

Grêmio conhece bem os argentinos, mas não costuma ir bem contra os rivais na Libertadores

Tricolor já perdeu duas finais para os hermanos e, agora, pegará o Rosário Central

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio Grande do Sul - Os argentinos são velhos conhecidos do Grêmio na Libertadores. Mas quando pinta um adversário hermano no torneio sul-americano, os tricolores sentem calafrios. E deve ter sido isso que aconteceu quando o clube brasileiro descobriu que o Rosário Central será o rival nas oitavas de final da atual temporada. A partir deste sábado, o Sr. Goool analisará todos os adversários dos clubes brasileiros nas oitavas de final.

Segundo levantamento do Sr. Goool, o Grêmio já enfrentou rivais da Argentina em 14 oportunidades na Libertadores. São quatro vitórias, seis empates e quatro derrotas. O confronto, aparentemente, se mostra equilibrado. O jogo, contudo, vira de posição quando se analisa minuciosamente.

 Grêmio terá pela frente, mais uma vez, um adversário argentino na Libertadores!Lucas Uebel / GrêmioGrêmio terá pela frente, mais uma vez, um adversário argentino na Libertadores!
Para se ter uma ideia, o Grêmio perdeu duas finais para clubes argentinos. Um ano após conquistar pela primeira vez o torneio mais importante da América do Sul, em 1983, o Tricolor ficou sem o bi ao sucumbir perante o Independiente que venceu em Porto Alegre (1 a 0) e segurou o empate sem gols em casa. O tropeço se repetiu em 2007 e com duas derrotas para o Boca Juniors - 3 a 0 em Buenos Aires e 2 a 0 em Porto Alegre.

Na atual edição da Libertadores, o Grêmio enfrentou o San Lorenzo na fase de grupos, mas só conseguiu empates, por 1 a 1, em casa e fora. O Tricolor avançou com a segunda melhor campanha do seu grupo. Foram três vitórias (duas em casa e uma fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e uma derrota longe da torcida, além de dez gols a favor e seis contra. Aproveitamento de 61,1%.

O Rosário Central conseguiu o mesmo desempenho, mas se classificou na liderança. São três triunfos (um em casa e dois fora), dois empates como mandante e uma derrota como visitante, além de 13 tentos a favor e oito contra. Grêmio e Rosário Central se enfrentarão na próxima quarta-feira, às 21h45, em Porto Alegre. O jogo de volta ocorrerá em 5 de maio, às 19h15, em Rosário.

Campeões!
A Argentina, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Regulamento:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.

Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.

Confira os confrontos do Grêmio contra clubes argentinos na Libertadores:

1983

Grêmio 2 x 1 Estudiantes
Estudiantes 3 x 3 Grêmio

1984

Grêmio 0 x 1 Independiente
Independiente 0 x 0 Grêmio

2002

River Plate 1 x 2 Grêmio
Grêmio 4 x 0 River Plate

2007

Boca Juniors 3 x 0 Grêmio
Grêmio 0 x 2 Boca Juniors

2014

Grêmio 0 x 0 Newell's Old Boys
Newell's Old Boys 1 x 1 Grêmio
San Lorenzo 1 x 0 Grêmio
Grêmio 1 (2) x (4) 0 San Lorenzo

2016

Grêmio 1 x 1 San Lorenzo
San Lorenzo 1 x 1 Grêmio