São Paulo - O México não faz parte da América do Sul. Os mexicanos, mesmo em caso de título na Libertadores, não irão para o Mundial de Clubes. Mas ainda assim, os clubes daquele país estão sempre presentes no torneio sul-americano. E o São Paulo terá pela frente o Toluca, seu quinto adversário diferente do México. Nos últimos dias, o Sr. Goool apresentou o retrospecto dos brasileiros contra os adversários das oitavas de final.
E esta lista de partidas poderia ser maior. Em 2009, o México vivia uma crise de gripe suína. Os clubes sul-americanos se recusaram a atuar naquele país. A CONMEBOL sugeriu partida única, jogada em São Paulo, para definir o classificado às quartas de final. O Chivas, porém, recusou a proposta e o São Paulo avançou sem enfrentar o rival mexicano. No cardápio tricolor ainda há jogos ante Necaxa, em 2007, e Monterrey, em 2010.
O São Paulo se classificou às oitavas de final com aproveitamento de 54,2%. Foram três vitórias como mandante, quatro empates como visitante e uma derrota em casa, além de 13 gols a favor e seis contra. Líder do seu grupo, o Toluca passou com aproveitamento de 72,2%. Os mexicanos conquistaram quatro triunfos (três em casa e um fora), um empate como visitante e uma derrota longe da torcida, além de nove tentos a favor e cinco contra.
O duelo de ida entre São Paulo e Toluca acontecerá na quinta-feira, às 21h45, no Morumbi. A volta será disputada em 4 de maio, às 19h15, em Toluca.
Campeões!
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e River Plate-ARG, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Regulamento:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão.
Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.
Confira os confrontos do São Paulo contra mexicanos na Libertadores:2005
São Paulo 4 x 0 Tigres
Tigres 2 x 1 São Paulo
2006
Chivas Guadalajara 2 x 1 São Paulo
São Paulo 1 x 2 Chivas Guadalajara
Chivas Guadalajara 0 x 1 São Paulo
São Paulo 3 x 0 Chivas Guadalajara
2007
Necaxa 2 x 1 São Paulo
São Paulo 3 x 0 Necaxa
2010
São Paulo 2 x 0 Monterrey
Monterrey 0 x 0 São Paulo