Santa Catarina - Chapecoense e Joinville farão a final do Campeonato Catarinense 2016. Campeã do turno e dona da melhor campanha, a Chape decidirá o título em casa. As finais serão realizadas nos dois próximos domingos. O Sr. Goool, nesta segunda-feira, trará as curiosidades e campanhas de todos os finalistas pelos Estaduais.
Joinville / Site OficialNa seca, Joinville e Chapecoense decidirão mais uma vez o título no Estadual Catarinense! Levando em conta toda a história do Campeonato Catarinense, Joinville e Chapecoense estarão nos dois lugares mais alto do pódio pela terceira vez, mas apenas a segunda como final. Em 1978, o JEC ficou com o título. Já em 1996 - em decisão -, a Chapecoense deu o troco e garantiu a volta olímpica. Na seca desde 2011, a Chape buscará seu quinto título, enquanto o JEC tem 12 conquistas, mas não solta o grito entalado na garganta desde 2001. Nas últimas duas temporadas, o Tricolor foi vice ante o Figueirense.
Esta será a sexta vez, no século XXI, que o Estadual de Santa Catarina terá campeão e vice do interior, segundo levantamento do
Sr. Goool. A última vez que o Catarinense contou com dois clubes do interior no alto do pódio foi em 2013, quando o Criciúma superou a própria Chape. Já a primeira oportunidade, em 2001, contou com o título do Joinville em cima do Criciúma. O interior também foi superior em 2005 com o título do Criciúma sobre o Hermann Aichinger. Dois anos depois, a Chapecoense superou o Criciúma no Estadual. Este cenário se repetiu em 2011.
A Chapecoense ostenta aproveitamento de 68,5%. São 11 vitórias (seis em casa e cinco fora), quatro empates (dois como mandante e dois como visitante) e três derrotas (uma diante da torcida e duas fora), além de 33 gols a favor (melhor ataque) e 17 contra.
Pela terceira vez seguida na final, o Joinville apresenta aproveitamento de 57,4%. O Tricolor obteve oito triunfos (quatro em casa e quatro fora), sete empates (quatro como mandante e três como visitante) e três derrotas (uma diante da torcida e duas fora), além de 24 gols a favor e 17 contra.
Joinville e Chapecoense se enfrentaram duas vezes no Catarinense com um empate e uma vitória tricolor.