Portal Eventos
Paraense 1ª Divisão
Em 25 de abril de 2016 às 10:00

São Francisco quer repetir Independente e Cametá; Paysandu sonha em voltar ao topo no Paraense

São Francisco e Paysandu farão duelo entre interior e capital e final inédita no Estadual do Pará

da Redação -

Pará - O Campeonato Paraense terá uma final inédita entre Paysandu e São Francisco. O título será disputado entre clubes da capital e do interior nos dois próximos domingos. Enquanto o Papão quer voltar ao topo, o Azulão sonha em repetir Independente e Cametá. O Sr. Goool, nesta segunda-feira, trará as curiosidades e campanhas de todos os finalistas pelos Estaduais.

 Maior campeão do Pará, Paysandu quer voltar a soltar o grito entalado na gargante no Paraense!Fernando Torres / PaysanduMaior campeão do Pará, Paysandu quer voltar a soltar o grito entalado na gargante no Paraense!
A final inusitada mostra que o Estadual do Pará já não é mais o mesmo, não é tão assim dominado pelos rivais Re-Pa. No século XXI, por exemplo, o Paysandu foi campeão em cima do Remo em 2001 e em 2005. O Leão, por sua vez, deu o troco em 2004 e 2014. Em todas as outras oportunidades do novo século, porém, um outro clube esteve entre os eternos rivais de Belém.

Até 2011, aliás, o Estadual do Pará não contava com campeões de fora da capital Belém. O Independente quebrou este tabu há cinco anos. Não satisfeito, o Cametá garantiu mais um título do interior em 2012. E tem mais! Juntando as 16 temporadas do século XXI, os rivais de Remo e Paysandu estiveram 12 vezes em uma das duas principais colocações do Estadual.

Sem título desde 2013, o Paysandu chega à final com aproveitamento de 63,6%. Invicto, o Bicolor ostenta cinco vitórias (três em casa e duas fora) e seis empates (quatro como mandante e dois como visitante), além de 19 gols a favor e oito contra. O Paysandu acumula o maior número de vitórias, o menor número de derrotas, o melhor ataque e a melhor defesa.

O São Francisco que se classificou à final graças ao título da Taça Estado do Pará apresenta aproveitamento de 57,6%. O clube de Santarém tem cinco triunfos (três em casa e dois fora), quatro empates (um como mandante e três como visitante) e duas derrotas em casa, além de 15 tentos a favor e oito contra.

Ao longo do Estadual, Paysandu e São Francisco se enfrentaram no Estádio da Curuzu, em Belém, e não saíram do 0 a 0.